Resenha: Um Caminho Para a Liberdade- Jojo Moyes

UM_CAMINHO_PARA_A_LIBERDADE_1571130599940839SK1571130600B

Ficha Técnica: 

Título: Um Caminho Para a Liberdade

Autor (a): Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Gênero: Romance

Edição: 1º

Páginas: 368

Ano: 2019

Sinopse:

Cinco mulheres vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros. E juntas vão descobrir o poder do conhecimento, da liberdade e da amizade.
Em uma época em que não seguir os costumes e a religião era transgressão gravíssima, o caminho de um grupo de mulheres se cruza de maneira inesperada. A década de 1930 está chegando ao fim, e, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, a ideia de que as moças administrem uma biblioteca itinerante desafia o status quo.
Com o compromisso de levar livros para os moradores mais pobres da região, Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy aceitam trabalhar na biblioteca. E à medida que enfrentam inúmeras dificuldades, como aprender a cavalgar, percorrer rotas de difícil acesso e suportar o preconceito dos mais conservadores, elas fortalecem o laço que as une e descobrem mais sobre si mesmas. Em pouco tempo, toda a cidade se volta contra o grupo, colocando em risco a sobrevivência do projeto. E as mulheres vão se perguntar mais uma vez se o poder das palavras será suficiente para salvá-las.
Inspirado em uma história real, Um Caminho Para a Liberdade fala de lealdade, independência e justiça. Com uma trama envolvente e emocionante, Jojo Moyes faz o leitor refletir sobre as redes de apoio e amizade entre mulheres e como é preciso ir além dos nossos — supostos — limites. Afinal, conquistar a liberdade nunca é fácil.

Resenha:

Nos Estados Unidos, da década de 1930, um grupo de mulheres se unem para pôr em pratica um ambicioso projeto de biblioteca itinerante. Elas aprendem a cavalgar, a lutar pelos seus sonhos, descobrem que tem mais direitos do que imaginável inicialmente e assim formam fortes laços de união, entre elas e a população local.

Cada uma das 5 mulheres tem histórias de vida cheia de conflitos, e lutam diariamente para superar as dificuldades que lhes são impostas pela sociedade machista e patriarcal da época, que preferem subjuga-las a dar a elas o direito de ter voz e de opinar em assuntos importantes.

novo-livro-de-jojo-moyes-um-caminho-para-a-liberdade

Margery, é o elo de ligação entre as cinco, ela organiza o itinerário das moças, com suas rotas de cavalgada, famílias a visitar e forma de abordagem para com os locais. Mas ela também é uma mulher que não se cala diante das injustiças e nem se acovarda perante as ameaças dos poderosos.

Além de ser um livro que trata do feminismo, empoderamento, direito a educação, conscientização através da leitura e da responsabilidade ambiental que os poderosos têm que ter ao explorar os recursos naturais e a população fragilizada economicamente, que se vê subordinada aos desmandos dos poderosos.

Esse é também um livro que fala sobre amor a leitura, aos amigos, a família sanguínea e a que se forma por laços afetivos.

Só tenho elogios a esse livro, e apesar de amar os livros anteriores da autora, essa é de longe sua melhor publicação.

Bjos!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s