Resenha: O Mundo Ainda é Jovem -Domenico De Masi

O_MUNDO_AINDA_E_JOVEM_1563587971918849SK1563587971B

Ficha Técnica: 

Título: O Mundo Ainda é Jovem

Autor (a): Domenico De Masi

Editora: Vestígio

Gênero: Filosofia

Edição: 1º

Páginas: 288

Ano: 2019

Sinopse:

Duas décadas depois do best-seller O ócio criativo, Domenico De Masi, uma vez mais em diálogo com Maria Serena Palieri, oferece um instantâneo do tempo em que estamos vivendo, um quadro realista e carregado de esperança, o qual narra, agora, em
O mundo ainda é jovem. O ponto de partida é a verificação sociológica do senso de desorientação que caracteriza a nossa sociedade.Temos “duas certezas irrefutáveis: a primeira é que o mundo no qual vivemos certamente não é o melhor dos mundos, mas é, sem dúvida, o melhor dos mundos que já existiram até hoje. A segunda é que a obra criativa da humanidade está apenas iniciando sua caminhada, e, pela primeira vez na história, cabe a nós dar-lhe continuidade ou interrompê-la para sempre”. Temas centrais na contemporaneidade, como longevidade, trabalho, engajamento; conceitos de natureza sociológica, como os de classe e gênero, ou mais próprios da psicologia, como medo e felicidade. Um vocabulário indispensável para orientar-se, até politicamente, num cenário em que já vivemos e que, rapidamente, nos lançará desafios sem precedentes. O mundo ainda é jovem nos instiga a refletir e a decidir sobre os nossos próximos passos.

Resenha:

Domenico De Masi é um professor de sociologia da Universidade La Sapienza, que já escreveu diversas publicações sobre sociologia pós-industrial e sociologia do trabalho. Vocês devem conhece-lo pelo seu best-seller ” O Ócio Criativo”.

Em O Mundo Ainda é Jovem, o autor nos apresenta algumas considerações sobre temas como desigualdade política e econômica, ainda que já exista igualdade de informações fornecidas através da internet.

Também aborda temas como longevidade, busca da felicidade, diferenças entre medo e coragem, ou mesmo como devemos dosar inteligência e sentimentos, tudo sobre uma ótica filosófica.

1756-20190717112049

Domenico escreve sua obra de forma otimista, nos mostrando que ainda temos muito o que aprender e realizar, pois o mundo em que vivemos está em sua melhor versão. Mesmo assim ele deixa um alerta, para que tenhamos cuidado com as ameaças crescentes da extrema-direita, e com os movimentos autoritários e neofascistas que vem mostrando as garras nos últimos anos.

O autor também fala a respeito do sentimento de medo e insegurança que hoje faz parte do imaginário dos trabalhadores, que estão vendo sua força de trabalho torna-se obsoleta em relação aos diversos avanços tecnológicos, e como as grandes corporações se aproveitam dessa insegurança para controlar o posicionamento das massas.

O livro tem uma abordagem interessante para o leitor, uma vez que é escrito como uma forma de conversa que o autor está tendo conosco, em que ele responde algumas perguntas que estão sendo apresentadas. Tudo embasado em fatos históricos e pensamentos de filósofos e pensadores da antiguidade.

Essa é uma ótima leitura para quem pretende compreender melhor essa realidade desorientada em que vivemos.

Boa leitura. Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s