Resenha: Jardim de Inverno – Kristin Hannah

JARDIM_DE_INVERNO_1363383891B

Ficha Técnica: 

Título:  Jardim de Inverno

Autor (a):  Kristin Hannah

Editora:  Novo Conceito


Gênero: Literatura Estrangeira/ Romance

Edição: 1º

Páginas: 416

Ano: 2013

Sinopse:

Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas.
A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.
Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são.
“Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.”
– Publishers Weekly
A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.

Resenha:

Meredith e Nina, nunca se sentiram amadas por sua mãe, que sempre se manteve distante e sombria. Mas agora que seu amado pai morreu, elas se vêem diante de uma difícil escolha: Fazer o que ele pediu e cuidar de sua mãe, tentando entende-la, ou simplesmente pôr a mesma em um asilo e seguirem com suas vidas.

Jardim de Inverno 01

9f813c0fee064c1bbd81622aab500e23

As meninas tentam superar seus desentendimentos, apesar de terem suas vidas completamente modificadas por essa decisão. No inicio percebemos que nada parece se encaixar e que o frágil mundo que as meninas construirão está desmoronando, mas aos poucos as coisas vão melhorando e cada uma usa suas habilidades para reconstruir essa frágil relação.

 

Anya, a mãe, é uma russa, fria, que tem uma fascinação por seu jardim de inverno. Ela conta histórias, contos de fadas para as garotas, sempre a noite e no escuro. Essa tradição se transforma na pedra de salvação dessa família, quando Nina percebe que há muito mais nas histórias do que elas inicialmente imaginavam.

Alguns segredos são revelados, desentendimentos são esclarecidos e essas três mulheres percebem que o amor sempre as uniram, mas que não falar a respeito, fez com que elas interpretassem as coisas de forma equivocadas.

560200_589870051030717_451614297_n

Que grata surpresa foi perceber que essa história tinha muito mais camadas do que eu inicialmente imaginava. Esse é um livro maravilhoso, que revela ao leitor os horrores da guerra, perda de entes queridos, abusos sofridos e desterro, de uma forma singela e doce, porém com todo a seriedade que o assunto merece.

Recomendo a leitura.

Bjos!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s