Resenha: Mitologia Nórdica – Neil Gaiman

MITOLOGIA_NORDICA_1487160621650642SK1487160621B

Ficha Técnica: 

Título:  Mitologia Nórdica

Autor (a):  Neil Gaiman

Editora: Intrínseca

Gênero: Contos/ Ficção

Edição: 1º

Páginas: 288

Ano: 2017

Sinopse:

Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte.
Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.
Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher – difícil com sua barba e enorme apetite – para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir – o mais sagaz dos deuses – se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas.
Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente.

Resenha:

Esse é um prato cheio para quem deseja conhecer um pouco mais sobre os mitos nórdicos.

O livro é escrito na forma de contos curtos, cada um abordando uma lenda especifica, que narram desde a criação dos deuses até o tão temido Ragnarok, passando por alguns eventos pontuais, como a criação do martelo de Thor, as constantes trapaças de Loki, o aprisionamento de seus três filhos e a mãe deles…

mitologia_nordica_neil_gaiman_plano_critico-600x400

Neil Gaiman tem uma escrita cativante, que faz com que o leitor se sinta incluído na narrativa, quase como um observador dos fatos. Eu já amava esse autor por conta de O Oceano no Fim do Caminho, e agora só reforcei esse sentimento com a leitura dos últimos livros.

CzuZ0kGXEAUfbIe-768x768

 Asgard, nunca foi tão interessante aos meus olhos como sobre o ponto de vista de Neil Gaiman, claro que algumas outras obras contribuirão para o interesse nesse universo, como é o caso da série vikings.

Mitologia-Nórdica-Resenha-Vai-Lendo

Há, só para deixar claro, Neil Gaiman fez uma extensa pesquisa sobre mitologia nórdica para escrever esse livro, logo todos os contos tentam ser o mais próximo possível dos originais.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s