Resenha: Morangos Mofados- Caio Fernando Abreu

morangos_mofados_1360970991b

Ficha Técnica: 

Título: Morangos Mofados

Autor (a): Caio Fernando Abreu

Editora:  Agir

Gênero: Literatura Brasileiro

Edição: 1º

Páginas: 160

Ano: 2005

Sinopse:

O que primeiro chama a atenção na leitura de “Morangos Mofados” é a fineza de estilo, a agudeza e a percepção de Caio Fernando Abreu para tratar da essência, do que há de mais profundo no ser humano. A busca, a dor, o fracasso, o encontro, o amor e a esperança vão se delineando nessa série de contos que se entrelaçam quase como se fossem um romance. Morangos Mofados foi o maior sucesso de Caio, que lançou 11 livros e foi traduzido para diversas línguas.

Resenha:

Livro de contos, em que o autor explora temas como dor, amor, escrita criativa, fracasso, trabalho, doença, solidão, aprendizado, esperança, superação, fragilidade.

São 18 contos ao todo, divididos em 3 partes ( mofos, morangos e morangos mofados), e tem como pano de fundo a opressão advinda da ditadura militar.

Mofos, nos apresenta o lado pobre, em decomposição da ditadura, onde as liberdades são suprimidas e o ser humano e tratado como lixo. Essa é a parte mais dura da narrativa.

Morangos, é a parte adocicada do livro, traz a intensidade do vermelho, da paixão, mesclada com a esperança em um futuro melhor, mais promissor.

Morangos Mofados, tem apenas um conto, ele nos apresenta os sobreviventes, aqueles que passaram por ambas as fases e agora estão aprendendo a lidar com as consequências de suas escolhas, perante a dureza do preconceito de terceiros.

Nunca tinha tido nenhum contato com a obra desse autor, é fiquei surpreendida com sua escrita, ricamente emocional e melancólica.

Para Caio, escrever era algo natural, é ele fazia isso com simplicidade, refinando os seus textos posteriormente. Para o leitor que entra em contato com sua obra é impossível não sair transformado, pois sua escrita é visceral, tratando de temas que já vivenciamos e por isso nos emociona e por vezes causa desconforto.

A conclusão desse livro é dura, porem realista até mesmo para os moldes atuais. Devido a sua escrita visceral, pode ser que nem todo mundo venha a gostar do mesmo, mas eu particularmente amei a leitura.

Bjos!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s