Resenha: A Garota Desaparecida- Lisa Gardner

51AgKubjFWL

Ficha Técnica: 

Título:  A Garota Desaparecida

Autor (a): Lisa Gardner

Editora: Gutenberg

Gênero: Suspense

Edição: 1º

Páginas: 354

Ano: 2019

Sinopse:

Sete anos atrás, a estudante Flora passou 472 dias vivendo um pesadelo. Após ter sido sequestrada durante as férias de primavera, ela descobriu até onde o ser humano é capaz de ir para sobreviver.
Depois de resistir milagrosamente a tamanha tortura, viveu os últimos cinco anos tentando voltar a ter uma vida normal. O amor de sua mãe permanece o mesmo, mas outras coisas mudaram em sua rotina: seu irmão tem medo da pessoa que Flora se tornou, e no quarto dela há uma parede coberta com fotos de outras garotas que nunca voltaram para casa.
Quando a detetive D. D. Warren é convocada para a cena de um crime, descobre que Flora está envolvida com outros três suspeitos desde seu retorno à sociedade. Mas a garota desaparece novamente, e D. D se dá conta de que um predador sinistro está a solta e, desta vez, determinado a fazer com que Flora Dane nunca mais escape.

Resenha: 

Imaginem a seguinte cena, uma investigadora é chamada para averiguar a cena de um crime, onde a suposta vítima (uma mulher jovem, de baixa estatura) conseguiu dominar e atear fogo em seu sequestrador/ predador sexual, um homem alto e musculoso.

abuso-esturpo

 

 D.D. Waren, fica incomodada com algo, mas não sabe explicar o motivo, ela começa a questionar a vítima, ao ponto do leitor antipatizar com a policial que quer força a barra, transformando a vítima em criminosa, pelo simples fato dessa ter conhecimentos suficientes que garantiram a sua sobrevivência.

Claro que o fato de descobrir que Flora tem algumas passagens na polícia por situações similares, só aumenta a vontade de Waren de incriminar a moça por algo.

livro-tema_sobrevivencia

Mas temos que levar em conta que Flora é uma sobrevivente, ela passou por uma situação de sequestro anterior que durou nada menos do que 472 dias, onde ela foi exposta a todo tipo de violência física e psicológica.

O ponto alto desse livro é a forma como o transtorno do sobrevivente é trabalhado, e como a vida deste e da família é transformada de forma irremediável, mesmo quando o sequestro tem um final feliz.

feminicidio-1-1024x608-800x475

O ponto fraco é a antipatia que criamos pelos policiais da trama, que são despreparados e tem a tendência de criar situações com o intuito de embaraçar a vítima e seus familiares. Além é claro de alguns pontos que não foram devidamente trabalhados no final do livro, deixando em aberto o futuro da protagonista.

Bjos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s