Resenha: Jane Eyre- Charlotte Brontë

JANE_EYRE_1402678580B

Ficha Técnica: 

Título: Jane Eyre

Autor (a): Charlotte Brontë

Editora: Martin Claret

Gênero: Literatura Estrangeira / Drama

Edição: 1º

Páginas: 780

Ano: 2014

Sinopse:

Jane Eyre, romance de estreia da consagrada e renomada escritora inglesa Charlotte Brontë, narra a história de vida da heroína homônima. Quebrando paradigmas e criticando a realidade vitoriana da época, Jane Eyre desafia o destino imposto às mulheres e as posições sociais que elas deveriam ocupar. Recheado de características góticas, o romance possui personagens inesquecíveis e transformadores, como a figura do misterioso Rochester, patrão de Jane e peça vital da narrativa.

Resenha:

Jane Eyre, romance escrito pela maravilhosa Charlotte Bronte sobre o pseudônimo de Currer Bell, em 1847.

Essa é a história que alcançou o maior sucesso de público da autora, sendo considerado um romance de formação, ou seja, ele acompanha a vida da protagonista do início ao fim. Além de possuir diversos elementos góticos, que dão ao livro um ar de mistério e suspense.

A narrativa se desenvolve sobre o ponto de vista de Jane Eyre, uma jovem órfã, filha do pároco pobre de uma comunidade e de uma mulher rica que vai contra a família para se casar com o homem que ama.

Essa criança acaba sendo criada por seu tio e a mulher deste, mas após a morte do tio Jane se ver submersa em um ambiente de hostilidade, que chega a ultrapassar as iniciais agressões verbais, passando pelas físicas e psicológica.

Jany é uma pessoa de personalidade forte, com opiniões bem definidas, e isso fica claro durante toda a narrativa. Ela nunca se deixa sucumbir as provações as quais é submetida, sempre dando a volta por cima e se saindo muito bem por sinal.

Em dado momento ela conhece um homem rico, descrito como grosseiro e não propriamente atraente, mas algo no seu jeito de olhar chama a atenção da moça, e isso faz com que surja um romance improvável entre os dois, mas é claro que nada é fácil para mocinha, por isso vocês podem esperar muita confusão e segredos revelados que alterarão toda a trama, diversas vezes.

O livro tem uma escrita simples que flui maravilhosamente bem, ele é direto, com uma pegada feminista, mas também transita do infantil ao terror em questão de minutos. Recomendo a leitura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s