Resenha: As Últimas Notícias do Sapiens: Uma Revolução nas Nossas Origens- Silvana Condemi/ François Savatier

AS_ULTIMAS_NOTICIAS_DO_SAPIENS_1557410803878194SK1557410803B

Ficha Técnica: 

Título: As Últimas Notícias do Sapiens: Uma Revolução nas Nossas Origens

Autor (a): Silvana Condemi

Editora:  Vestígio

Gênero: Literatura Estrangeira

Edição: 1º

Páginas: 160

Ano: 2019

Sinopse:

O Homo sapiens é mesmo uma espécie surpreendente. Achávamos que ele tinha surgido em algum lugar da África há 200 mil anos, e agora encontramos provas de sua presença desde muito antes disso, e em todos os continentes.
Pensávamos que ele tinha saído do berço 80 mil anos atrás, até descobrirmos, na China, fósseis muito mais antigos. Pior que isso – ou melhor, como queira –, a genética nos mostrou recentemente que chegamos a dividir nosso planeta com outras espécies humanas hoje extintas e com as quais nós nos misturamos!
Por todas essas razões, é urgente fazer um balanço sobre nossos ancestrais e escutar as últimas notícias do Sapiens. Dos australopitecos ao Neolítico, os autores nos contam a fascinante saga de um estranho primata, transformado para sempre pela evolução e pelo nosso bem mais valioso: a cultura.

Resenha:

As Últimas Notícias do Sapiens, foi escrito por: Silvana Condemi, uma respeitada paleoantropóloga e por François Savatier, um jornalista que publica textos sobre arqueologia, ou seja, o livro é super bem embasado.

photo5094015459019302978

Esse livro nos traz as ultimas noticias referentes a evolução do homo sapiens, mais ao mesmo tempo ele tenta nos da uma ideia global do que aconteceu com a evolução do homem desde os seus mais remotos ancestrais.

Foi muito interessante ser informada a respeito do contexto histórico e biológico dessa evolução, inclusive tinha vários dados que eu não fazia ideia, como por exemplo como o verdadeiro motivador para evolução foi o aspecto cultural que vinha surgindo naqueles grupos, que estavam descobrindo novas formas de sobrevivência e por isso mesmo necessitaram desenvolver uma nova forma de convívio.

photo5095872431079401528

Eles também explicam de uma forma didática o processo migratório da África para outros continentes; como a estocagem de gordura é importante a sobrevivência e reprodução; como nossos cérebros foram crescendo à medida que passávamos de uma fase evolutiva a outra; a domesticação de animais, em especial o cachorro que auxiliava na caça, fazendo que eles obtivessem melhores resultados.

photo5095872431079401527

Enfim, o livro é instrutivo, de leitura fácil e rápida, cheio de ilustrações autoexplicativas, e está em uma edição impecável, com uma diagramação confortável. Recomendo demais a leitura.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s