Resenha: O Mestre e Margarida- Mikhail Bulgakov

O_MESTRE_E_MARGARIDA_15004190013974SK1500419001B

Ficha Técnica: 

Título: O Mestre e  Margarida

Autor (a): Mikhail Bulgakov

Editora:   Alfaguara

Gênero: Literatura Estrangeira

Edição: 1º

Páginas: 456

Ano: 2009

Sinopse:

Em ‘O mestre e Margarida’, Bulgákov narra a chegada do diabo em plena Moscou comunista dos anos 1930. E Satanás não está sozinho; em sua comitiva, há uma feiticeira nua, um homem de roupas apertadas e monóculo rachado e um gato preto de ‘proporções espantosas’. Tudo começa em uma tarde de primavera, quando Satanás e seu séquito diabólico decidem visitar a cidade e encontram poetas, editores, burocratas e todo tipo de pessoas tentando levar a vida em pleno regime comunista. O que todos ali não sabem é que, depois dessa visita, nada será como antes – um rastro de destruição e loucura mudará o destino de quem cruzá-lo.

Resenha:

O mestre e Margarida é um livro ambientado na Moscou comunista da década de 30, onde o diabo em pessoa é convidado para ir à cidade pelos artistas e direção do teatro. Mas esse diabo é diferente, ele não é o mal encarnado e sim um ser que domina as artes ocultas.

Nesse livro temos um pacto fausto, mas em que o diabo é o beneficiado ou invés do ser humano, que é o que geralmente acontece nesse tipo de acordo (na literatura).

bscap0041

O livro é intenso, divertido, inclusive me arrancou diversas gargalhadas nas tiradas hilárias e diretas que o diabo dá em suas conversas com os seres humanos.

A trama é dividida em capítulos que se intercalam no passado, época de Jesus, seu julgamento, crucificação e consequências dessa nos seus seguidores. Mas também se passa no presente, em uma Moscou que lida com o regime comunista, que restringe a exposição das opiniões de seus cidadãos, dentre eles o mestre, um escritor que se apresenta como historiador e que se vê atormentado pela não aceitação do público em relação ao seu escrito sobre Pôncio Pilatos.

evil-trio

Temos também a figura de Margarida, uma mulher que lida com a culpa de ter traído o seu amante e tenta de todas as formas corrigir os erros do passado. Ela é uma das várias personagens que entra em contato com o diabo e que acaba de certa forma recebendo um anuncio de morte, que esse dá a todos os humanos que cometeram erros terríveis para com os seus semelhantes durante a vida.

mestre

Só um adendo, o gato (falante, de grande proporção, que acompanha o diabo) é de longe um dos personagens mais interessantes.

Boa leitura a todos e um grande beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s