Resenha: Anne de Green Gables- L. M. Montgomery

ANNE_DE_GREEN_GABLES_1260960473B

Ficha Técnica: 

Título: Anne de Green Gables

Autor (a): L. M. Montgomery

Editora:   Martins Fontes

Gênero: Literatura Estrangeira

Edição: 1º

Páginas: 480

Ano: 2009

Sinopse:

Uma menina de 11 anos, com cabelos ruivos, sardas e uma mente tão perspicaz quanto a de um cientista em busca de conhecimento, chega a uma terra onde as tardes são calmas; os pores do sol alaranjados; as florestas aconchegantes; e os rios suaves, como o ritmo do povoado. Sua boca é uma matraca, e seus sonhos são maiores que moinhos de vento. Anne vai crescendo e crescendo, e de patinho feio revela-se um elegante e atento cisne, pronto para abrir suas asas e voar para além das veredas. Mas a vida é feita de artimanhas, e a garotinha adotada pelos irmãos Marilla e Matthew tem algumas cercas a pular, sem jamais deixar seus sonhos desvanecerem, como algumas criaturas fazem.

Resenha:

Anne de Green Gables é um romance de uma escritora canadense ( Lucy Maud Montgomery), publicado 1908, ambientado na  cidade de Avonlea na Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá.

Ele nos apresenta a Anne, uma garotinha ruiva, sardenta, de 11 anos, órfã, que vai ser adotada por um casal de irmãos idosos (Marilla e Matthew ), mas um erro é cometido é logo de inicio temos Anne  envolvida em seu primeiro drama familiar.

Anne não é bem recebida pelas pessoas de Avonlea, sendo vista com desconfiança por ser órfã e assim uma pessoa a ser evitada pelas outras crianças, para que essas não se influenciassem por sua suposta falta de educação.

Mas a garota é esperta, ativa, com uma imaginação de botar inveja em qualquer um, além de possuir um imenso desejo de evoluir e aprender, seja através de experiencias ou através da leitura, o que fará com que a sociedade passe a aceita-lá.

Anne-of-Green-Gables-Photoshop

Esse livro foi inicialmente publicado como infantil, mas devido ao grande sucesso hoje pode ser visto como uma obra para todas as idades, inclusive  já foi traduzido para mais de 20 línguas, adaptado para o cinema, séries de tv, desenho animado e até mesmo musicais.

Isso se dá ao fato do livro abordar temas a frente do seu tempo, como o feminismo e a educação progressiva para mulheres.

A história foi dividida em 8 livros, sendo o primeiro volume o que obteve a  maior  aceitação pelo público.

Além dos três personagens citados acima, podemos dá destaque também a jovem Diana Barry, que se torna a melhor amiga de Anne, e também ao Gilbert Blythe, colega de escola, com quem a garota vive competindo e por quem irá acabar se apaixonando, mas isso será discutido no próximo volume.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s