Resenha: A Cabeça do Santo- Socorro Acioli

A_CABECA_DO_SANTO_1391530780B

Ficha Técnica: 

Título:  A Cabeça do Santo

Autor (a): Socorro Acioli

Gênero: Literatura Brasileira/ Romance

Editora: Companhia das Letras

Edição: 1º

Páginas:  176

Ano: 2014

Sinopse:

Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará.
Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso: a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo. Mas as estranhezas não param aí: Samuel começa a escutar uma confusão de vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, se dá conta de que aquilo são as preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor.
Seu primeiro contato na cidade será com Francisco, um rapaz de quem logo fica amigo e que resolve ajudá-lo a explorar comercialmente o seu dom da escuta, promovendo casamentos e outras artimanhas amorosas. Antes parada no tempo, a cidade aos poucos volta à vida, à medida que vai sendo tomada por fiéis de todos os cantos, atraídos pelo poder inaudito de Samuel. Em meio a esse tumulto, ele irá descobrir a verdade sobre o desaparecimento do pai e se apaixonar por uma voz misteriosa que se destaca entre as tantas outras que ecoam na cabeça do santo.
Já consagrada por seus livros infantojuvenis, a escritora Socorro Acioli apresenta este seu primeiro romance dirigido ao público adulto, desenvolvido na oficina Como Contar um Conto, promovida por Gabriel García Márquez em Cuba.

Resenha:

Para quem deseja ler um livro de realismo mágico, esse é uma ótima pedida.

Socorro Acioli, foi em cuba participar de uma oficina literária com o escritor colombiano Gabriel García Marquez, o que resultou oito anos depois nesse livro maravilhoso, primeiro romance de uma escritora que já era reconhecida por seus livros escritos para o público infantil.

 Acioli, nos apresenta a história de Samuel, jovem que decide cumpri o ultimo desejo de sua falecida mãe, o que o leva a uma aventura inimaginável, grandes descobertas, a recuperação da fé de um povo esquecido pelas autoridades públicas e por fim, ele encontra o amor.

A trama é ambientada no nordeste e tem a fé em Santo António como pano de fundo. Mas o livro trata de assuntos polêmicos e bem atuais, como corrupção, preconceito, manipulação das massas, desvio de dinheiro público.

A história é bem costurada, não deixando pontas soltas. A escrita é leve e por vezes muito divertida, o que vai arrancar algumas risadas do leitor.

Em um pouco mais de 150 páginas, você se verá imerso em uma cidadezinha em decadência, com pessoas maltratadas pela vida, que ficaram a margem do progresso quando um grande projeto ( construção de uma estátua de Santo Antônio) não é concluído.

Nesse ponto passado e presente se intercalam, os personagens bem construídos vão mostrando suas nuances e o cenário desolado ganha vida, a tal ponto que o sobrenatural passa a ser algo aceitável e até mesmo real.

Leitura maravilhosa.

Bjos!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s