Resenha: Tempo de Migrar Para o Norte- Tayeb Salih

TEMPO_DE_MIGRAR_PARA_O_NORTE_1525909098775199SK1525909098B

Ficha Técnica: 

Título:  Tempo de Migrar para o Norte

Autor (a): Tayeb Salih

Editora:  Tag

Gênero: Literatura Estrangeira

Edição: 1º

Páginas: 176

Ano: 2018

Sinopse:

Neste romance conta-se a história das viagens e visões de Mustafa Said que se encontra dividido entre dois continentes. Mustafa Said é órfão de pai e quando jovem abandona a mãe e parte para Londres onde se destaca profissionalmente. Mas a visão dos britânicos sobre o continente africano e sua própria condição de expatriado são motivos que causam revolta e decepção em Mustafa.

Resenha:

Tayeb Salih faz parte da primeira geração de sudaneses educados na Grã-Bretanha, tendo portanto bastante embasamento para tratar do assunto abordado nesse livro incrível.

O autor, assim como o personagem principal de seu livro, tentou sempre se manter ligado as suas raízes, tradições, mas sem diminuir a importância que o país que o acolheu teve em sua formação.

De repente vemos o autor liberar esse sentimento de dualidade que carrega, em relação a diferença cultural dos dois países, suas tradições, costumes, liberdade sexual e de escolha.

O livro nos apresenta dois personagens marcantes, que  passaram pela mesma experiencia, em épocas distintas e com resultados totalmente diferentes. Enquanto um entrou em um processo de luta silenciosa contra seus colonizadores, até esses o dominar e sufocar sua pequena revolução. O outro aceitou a mudança com um olhar otimista, porém com com um incomodo permanente que o levou a ver as alterações de uma forma mais realista.

O livro é denso, ao mesmo tempo que envolve o leitor em suas diversas camadas de informação. Embora nenhum dos personagens sejam de fatos atraentes ao leitor, ou causem um sentimento de empatia.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s