Resenha: Sobre a Escrita- Stephen King

SOBRE_A_ESCRITA_142453192126633SK1424531921B

Ficha Técnica: 

Título:  Sobre a  Escrita

Autor (a): Stephen King

Editora:  Suma das Letras

Gênero: Biografia, Não Ficção

Edição: 1º

Páginas: 256

Ano: 2015

Sinopse:

Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada. Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor não ficção, “Sobre a Escrita” é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.

Resenha:

King tomou o cuidado de escrever um livro cheio de boas dicas, praticas, porém realistas a respeito da difícil carreira de um escritor iniciante até que o mesmo venha a atingir o sucesso tão almejado.

Ele iniciou contanto alguns episódios de sua infância, que serviram pra faze-lo tomar consciência de sua vocação. Nunca imaginei que esse livro ser capaz de me emocionar, mas fui surpreendida.

stephen_king_existem_livros_cheios_de_boa_escrita_que_n_lzv9lop

King falou sobre suas frustrações, recusas de editoras, persistência em se manter sempre escrevendo, mesmo que algumas vezes ele não achasse o seu trabalho bom. Falou também do importante papel de sua mãe e esposa, que serviram como rede de proteção e apoio nos momentos mais difíceis.

O autor não acredita em uma formula pronta, ou em um ambiente propicio a escrita, mesmo assim ele tem algumas regras que tenta seguir quando estar escrevendo, e são essas, que ele vem divulgar nesse livro.

images

uma das mais importantes é: Um bom escritor, e também um bom leitor. Não há como escrever bem ,se você não lê o bastante para formar um vocabulário consistente, além de que serve para perceber o estilo de cada autor.

Bjos!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s