Resenha: Favores Vulgares: A História do homem que matou Gianni Versace- Maureen Orth

download.jpg

Ficha Técnica: 

Título: Favores Vulgares: A História do homem que matou Gianni Versace

Autor (a): Maureen Orth

Editora:  Vestígio

Gênero: Crime

Edição: 1º

Páginas: 448

Ano: 2018

Sinopse:

A história real da caçada que inspirou American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace, a segunda temporada da aclamada série do canal FX.
Em 15 de julho de 1997, Gianni Versace foi morto a tiros nos degraus da entrada de sua mansão em Miami Beach pelo serial killer Andrew Cunanan. Mas, meses antes do assassinato de Versace, a premiada jornalista Maureen Orth já vinha investigando a história de Cunanan para a revista Vanity Fair. Escrito a partir de uma seleção de entrevistas com mais de 400 pessoas e insights obtidos de milhares de páginas de relatórios policiais, Favores vulgares conta a história completa de Andrew Cunanan, suas vítimas inadvertidas e o mundo opulento em que elas viveram… e morreram. Orth revela como Cunanan conheceu Versace e a razão pela qual a polícia e o FBI falharam repetidamente em capturá-lo. Esta é uma odisseia impossível de largar, que atravessa os Estados Unidos desde a rica comunidade gay da Califórnia aos modestos lares do Meio-Oeste, onde famílias se condoíam pela perda de seus filhos, chegando a uma decadente South Beach, na Flórida.
Favores vulgares é ao mesmo tempo uma obra-prima do jornalismo investigativo e um fascinante relato sobre um sociopata, seus crimes e os mistérios que ele deixou para trás.

Resenha: 

Favores Vulgares foi o livro que surgiu a partir de uma previa investigação que a autora Maureen Orth, vinha fazendo para a revista Vanity Fair, a respeito do emblemático Andrew Cunanan.

Cunanan

Para quem não sabe, Cunanan foi responsável por 5 assassinatos terríveis ( do oficial da marinha Jeffrey Trail, o arquiteto David Madson, o corretor imobiliário Lee Miglin, o zelador William Reese, por ultimo Gianni Versace), o que fez com que ele fosse incluído na lista dos 10 mais procurados pelo FBI.

Nesse livro, temos a apresentação dos crimes, modus operandi,  o que motivou Andrew a pratica-los, a caçada empregada pela policia de 4 estados, com o auxilio do FBI. E por fim, o triste desfecho dessa história digna dos mais emocionantes thrillers policiais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Maureen teve o cuidado de entrevistar mais de 400 pessoas, além de fazer uma extensa pesquisa nos arquivos policiais da época, compilando tudo nesse material de tirar o fôlego.

Nessas 448 páginas, podemos acompanhar um resumo da vida de Andrew. A relação conturbada com a mãe, portadora de distúrbios mentais graves, o pai golpista que praticava violência domestica, o padrão de vida excessivamente caro que eles mantinham apesar de não terem recursos para isso.

Cunanan é um produto do meio, ele foi moldado para ser manipulador, passivo- agressivo, egocêntrico e narcisista, tudo isso agravado pelo abuso de substâncias tóxicas diversas, e por uma tendência a ter depressão ( problema de família), que fez com que ele fosse jogado em uma espiral de realizações e derrotas constantes, que o consumiu até a loucura.

Esse livro inspirou a segunda temporada de American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace. Mas confesso a vocês que apesar de assistir a série, foi o livro que realmente me prendeu a atenção, pela riqueza de detalhes que vão do momento em que os pais de Andrew se conheceram, até a repercussão que ocorreu com seus crimes e sua morte.

Maureen, também aborda temas como prostituição, homossexualidade, aceitação sexual, uso de drogas, trafico de entorpecentes, pedofilia, sadomasoquismo, abuso sexual de menores, comunidade LGBT, estelionato, etc.

Recomendo a leitura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s