Resenha: Você ( YOU)- Caroline Kepnes

VOCE_1516454154748991SK1516454155B

Ficha Técnica: 

Título: Você ( YOU)

Autor (a): Caroline Kepnes

Editora:  Rocco

Gênero: Literatura Estrangeira/ Suspense

Edição: 1º

Páginas: 384

Ano: 2018

Sinopse:

Bestseller do The New York Times, o romance de estreia de Caroline Kepnes ganhou elogios de escritores do calibre de Stephen King e Sophie Hannah, além de resenhas estreladas, e deu origem a uma série de TV homônima que estreia neste primeiro semestre nos EUA. Não é para menos. Hipnótico, assustador, brilhante são alguns dos adjetivos usados para descrever este thriller sobre um amor obsessivo e suas perigosas consequências. A trama tem início quando Guinevere Beck, que deseja ser escritora, entra na livraria do East Village onde Joe Goldberg trabalha. Bonita, inteligente e sexy, Beck ainda não sabe, mas é a mulher perfeita para Joe, que, a partir do nome impresso no cartão de crédito de sua cliente, passa a vasculhar sua vida na internet e a orquestrar uma série de eventos para garantir que ela caia em seus braços, fazendo com que tudo pareça obra do acaso. À medida que o romance entre os dois engrena, porém, o leitor descobre que Beck também guarda certos segredos e os desdobramentos desse relacionamento mutuamente obsessivo podem ser mortais.

Resenha:

O livro You, faz com que o leitor mergulhe nas profundezas da mente de um psicopata.

Joe Goldberg é um cara simpático, que trabalha como gerente de uma livraria, e que tem um bom nível cultural adquirido através da leitura.

Ele se encanta por Beck, uma aspirante a escritora, cheia de conflitos e inseguranças.  Ela é a típica garota de classe média alta, que está em um processo de autodescoberta.

you-penn-badgley-elizabeth-lail-estreia-netflix_free_big_fixed_large

O problema é que Joe é o tipo de homem que ama demais, de forma obsessiva e isso faz com que ele ultrapasse todos os  limites aceitáveis para a manutenção de um bom relacionamento.

O livro foi adaptado em 2018, e a série atingiu uma boa aceitação do público. Devo confessar que fiquei assustada com a  forma permissiva que muitas mulheres viam o personagem principal, até entendo o motivo, afinal de contas na série da Netflix o Joe nos é apresentado como um  homem de personalidade ambígua, ao mesmo tempo que ele faz coisas recrimináveis, ele também tem um lado doce que se desenvolve no cuidado que tem com o Paco (garotinho que sofre com a negligência da mãe).

You-Penn-Badgley

Mas o fato é que esse é um dos vários pontos que foram alterados com a adaptação. O Paco simplesmente não existe no livro, o que faz com que o leitor tenha uma outra percepção do Joe.

Por esse motivo recomendo que seja feita a leitura, ela é mais rica em detalhes e mais crua na apresentação dos personagens.

Foi interessante perceber a dualidade de sentimentos que a leitura causou, e mesmo assim conseguir identificar o que estava sendo feito de errado, não romantizando aquela relação conturbada.

Esse é um bom livro para suscitar discussões em grupo a respeito de relacionamento abusivo, como identificar agressões físicas e psicológicas, abuso de poder, distúrbio sexual, manipulação.

Esse livro tem uma continuação que se chama Hidden Bodies, que ainda não foi lançado no Brasil. Fica a torcida.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s