Resenha: Lady Susan- Jane Austen

lady_susan_1433284636418755sk1433284636b

Ficha Técnica: 

Título: Lady Susan

Autor (a): Jane Austen

Editora:  Landmark

Gênero: Literatura Estrangeira/ Sociologia

Edição: 1º

Páginas: 152

Ano: 2014

Sinopse:

Lady Susan, uma obra epistolar curta, porém completa, conta a história de uma viúva sedutora e manipuladora de, aproximadamente, trinta e cinco anos de idade. Sua conduta é, aparentemente, irrepreensível, como se esperaria de uma perfeita dama. Dotada de grande beleza, com modos encantadores e supostamente sensíveis, ela consegue desarmar até mesmo aqueles que estão familiarizados com boatos sobre sua má reputação. A relação com a filha, Frederica, uma jovem tímida e submissa, parece ser destituída de qualquer afeição, pois a mãe a trata como mais uma peça em seu jogo maquiavélico, planejando casá-la contra a própria vontade. O livro é um convite ao interior da mente de uma mulher astuta e maliciosa, habituada a brincar com os sentimentos alheios sem nenhuma pitada de remorso.

Resenha:

Obra epistolar, escrita em 1794, quando a jovem Jane Austen tinha apenas 19 anos de idade, mas que foi publicado postumamente em 1871.

Narra a história da fria e manipuladora viúva Lady Susan, mulher de caráter duvidoso, que vive tramando diversas situações que possam lhe permitir uma ascensão social rápida.

Após uma de suas armações, se ver em uma situação embaraçosa e tem que recorrer pedindo ajuda e abrigo a seu irmão. Na residência deste, ela se porta de forma irrepreensível, demonstrando todo o seu talento para encarnar um papel quando assim o deseja.

Os homens desse livro são em sua maioria de personalidades frágeis e manipuláveis, se deixando enganar pelos dotes físicos dessa senhora.

Já as mulheres são astutas e observadoras, mesmo as boazinhas não se deixam iludir pelos encantos de Lady Susan, descobrindo logos os seus reais propósitos, tentando sempre  que possível alertar seus parentes do real caráter dessa senhora.

Susan tem uma relação complicada com sua filha, sempre disputando a atenção masculina com essa, mas a garota é o extremo oposto da mãe, e por causa da personalidade agressiva desta, acaba sendo subjugada pela mesma.

O livro tem um humor ácido, com uma leve crítica a sociedade da época, cheia de regras vazias e muitas vezes sem sentido.

O final da obra pode surpreender alguns leitores.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s