Resenha: Churchill Uma Vida 1 – Sir Martin Gilbert

CHURCHILL_UMA_VIDA__VOLUME_1_1476305925614071SK1476305925B

Ficha Técnica: 

Título: Churchill Uma Vida 1

Autor (a): Sir Martin Gilbert

Editora:  Leya

Gênero: Literatura Estrangeira/ Biografia

Edição: 1º

Páginas: 600

Ano: 2016

Sinopse:

Como foi a vida de um dos políticos mais emblemáticos da história moderna?
Escrito pelo biógrafo oficial de Churchill, o historiador mundialmente consagrado Martin Gilbert, este livro é a mais completa biografia já escrita sobre um dos estadistas mais importantes de todos os tempos – um homem de inteligência sublime e personalidade explosiva que esteve no centro de acontecimentos fundamentais do século XX. Elaborado a partir de anos de pesquisa meticulosa e documentação exclusiva, e repleto de material apenas recentemente descoberto, Churchill – uma vida é o casamento perfeito entre a dureza dos fatos da vida pública e os detalhes íntimos de um homem que exerceu papel preponderante para a divisão do mundo como o conhecemos hoje.

Resenha:

Esse livro está entre as melhores leituras que fiz em 2018.

Essa biografia maravilhosa, composta de 2 volumes, sendo esse o primeiro, nos agracia com a história de vida de um dos maiores estadistas/ político da humanidade.

Mesmo que muitos não concordem com as decisões tomadas por Churchill ao longo dos anos, é impossível não reverencia-lo com um homem de inteligência ímpar, que fez tudo o que era humanamente necessário para deixar o seu país em uma situação política, militar e econômica, confortável.

images (1)

Churchill, como muitos homens que influenciaram a história mundial, não era na infância e adolescência alguém que se destacava nos meios escolares, chegando a ser objeto de preocupação de seus pais, que não viam para o garoto um futuro promissor.

Mas quando ele encontrou o tema que lhe agradava, se dedicou a esse com tal empenho, que o resultado assustou até mesmo os mais crédulos.

Esse livro é uma verdadeira aula de história, contendo cartas, documentos históricos, fotos e registros militares, o que comprova a dedicação que Sir Martin Gilbert , teve ao elaborar esse trabalho.

Nesse primeiro volume vemos retratada a vida de Churchill desde a infância, até o final dos anos 1934. Podemos observar sua preocupação com a ameaça nazista que se instalava na Europa, assim como as diversas tentativas que fez para alertar seus pares, mas esses por divergências politicas acabaram por ignora-lo.

images (2)

É interessante observar como Churchill apesar de ser filho de um famoso político conservador, acabou por se tornar um dos maiores políticos liberais de todos os tempos, lutando por causas sociais, livre comercio, competição aberta, direitos trabalhistas ( seguro desemprego, pensão para idosos e viúvas), chegando mesmo a intervir muitas vezes a favor dos sindicatos que lutavam pra adquirir melhores condições de trabalho, na  Inglaterra do inicio do século XX.

Ao longo da Primeira Guerra Mundial, ele assumiu diversos cargos ministeriais, dentre eles o ministério da fazenda, onde aplicou diversas reformas. Logo após esse período, ele experimentou um afastamento forçado das decisões governamentais, aproveitando então para escrever mais um de seus livro ( que lhe garantiam um bom acréscimo as suas finanças anuais) e a pintura ( sua nova paixão), chegou mesmo a inaugurar uma exposição sobre pseudônimo.

download

Clementine Spencer-Churchill ( sua esposa) e seus 5 filhos, foram seu ponto de apoio durante toda a vida. Quando se via deprimido por conta das perseguições politicas e calunias diversas, era sua esposa que o acalmava e lhe mostrava a direção a seguir, sempre com conselhos sábios e sensatos.

Churchill era um homem justo e ponderado, que sempre tratou bem seus funcionários e adversários políticos. Isso fez com que ele fosse respeitado em todos os meios, mesmo entre aqueles que o odiavam por ir de encontro a suas ideologias.

Espero que o próximo volume seja tão enriquecedor quanto esse. Recomendo a leitura a todos que desejam conhecer um pouco mais da história mundial.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s