Resenha: A Desumanização- Valter Hugo Mãe

A_DESUMANIZACAO_1517510219345102SK1517510219B

Ficha Técnica: 

Título:  A Desumanização

Autor (a): Valter Hugo Mãe

Editora:  Cosac Naify

Gênero: Literatura Estrangeira/ Romance

Edição: 1º

Páginas: 160

Ano: 2014

Sinopse:

Quarto romance do aclamado escritor português a ser lançado pela Cosac Naify, A desumanização se passa na paisagem inóspita dos fiordes islandeses. Narrado por uma menina de 11 anos que nos conta, de maneira muito especial, o que lhe resta depois da morte da irmã gêmea, o livro é feito de delicada melancolia e extrema beleza plástica.

Resenha:

Que livro minha gente.

Aqui temos retratada uma garota de 11 anos, que perdeu sua irmã gêmea a alguns anos. Ela passa a sofrer com a melancolia pela perda dessa irmã, ao mesmo tempo que se ver vitima das agressões  físicas e verbais de sua mãe, que preferia a filha morta e que não consegue lidar com o luto.

Essa menina se ver tão perdida e desamparada no mundo, que acaba se envolvendo sexualmente com um homem na faixa dos 30 anos, para piorar essa relação de pedofilia e adultização é retratada de uma forma poética, o que faz com que o leitor desavisado crie até mesmo um sentimento de empatia pelo homem que tem um retardo mental, agindo muitas vezes como uma criança apaixonada.

No momento em que nos damos conta que o personagem não pode ser responsável criminalmente, uma vez que não entende a agressão cometida contra a jovem, vemos seus pais e comunidade tentando encobrir o acontecido, para não serem vistos pela cidades mais desenvolvidas, como um povo atrasado e ignorante.

É triste perceber que o que está ali retratado pode ser visto em diversas comunidades de nosso país, ainda hoje vemos casos em que as vítimas são vistas sem simpatia e acabam até mesmo sendo acusadas pelos crimes contra elas cometidos.

Se juntar a isso, o fato de a personalidade está em formação, que a menina se encontrava fragilizada, que seus pais viram o acontecido com um certo alivio, pois teriam aquele peso ( criação da filha) removido por um terceiro, tudo isso só piora a situação da jovem que pouca ou nenhuma instrução tinha.

O livro nos faz refletir a respeito dessa cultura machista que erotiza crianças e permite que crimes como o estupro sejam encobertos, para assim manter o suposto bom nome das famílias dos envolvidos, Infelizmente essa é uma triste realidade mundial.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s