Resenha: Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais – Jaron Lanier

DEZ_ARGUMENTOS_PARA_VOCE_DELET_1539467836816541SK1539467837B

Ficha Técnica: 

Título:  Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais

Autor (a): Jaron Lanier

Editora:  Intrínseca


Gênero: Literatura Estrangeira/ Política/ Psicologia

Edição: 1º

Páginas: 192

Ano: 2018

Sinopse:

Um manifesto que vai fazer você pensar duas vezes antes de postar
Hoje as redes sociais são praticamente um segundo documento de identidade: não participar de determinada plataforma muitas vezes é sinônimo de total isolamento. Mas você já pensou como seria se deletasse os seus perfis na rede e levasse uma vida diferente?
Jaron Lanier, considerado o pai da realidade virtual e uma das maiores referências (e críticos) do Vale do Silício, não tem conta em nenhuma rede social e deixa bem claro por quê: “Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas.”
Segundo ele, as bases da internet foram fundamentadas em um modelo de negócio regido pelas propagandas. Os anúncios, nossos velhos conhecidos das mídias tradicionais, ganharam uma nova dimensão à medida que a internet se desenvolvia. O que antes era apenas a exposição de um produto agora é uma engrenagem intrincada de algoritmos que modificam o comportamento de milhões de pessoas diariamente. E o pior: sem que ninguém perceba.
Essa dinâmica nas redes traz inúmeros efeitos degradantes: as redes acabam com o livre-arbítrio, estimulam emoções negativas, distorcem a percepção da verdade, precarizam profissões. A lista não tem fim, mas Lanier esquematizou boa parte dela em dez argumentos poderosos e convincentes para que você largue as redes sociais.
É uma tarefa complicada, e o autor sabe disso. Ele acredita, no entanto, que essa é a única forma para que um dia tenhamos redes sociais verdadeiramente dignas e aproveitemos o potencial maravilhoso do que a internet nos proporciona.

Resenha:

Esse é o tipo de livro em que o autor tem um ponto de vista, é ele o defende até o fim, não se preocupando em apresentar um contraponto.

Mas a obra não é de todo ruim. Jaron Lanier apresentou algumas informações bem interessantes, como é o caso de sua analise pormenorizada dos algoritmos que são utilizados para criar um padrão de comportamento dos usuários das redes sociais, selecionando informações e produtos próprios para aquele público especifico, condicionando os usuários da rede a agirem de determinada forma, tomando decisões previamente estabelecidas para eles.

62d578e3-be2e-4e2a-82e7-c3f2caf2f2d3._CR0,0,1347,417_PT0_SX970__

O autor utiliza sua história, para exemplificar os motivos que devem ser levados em conta pelos internautas, para avaliarem se vale ou não a pena está inserido nesse gigantesco mundo digital.

Até que ponto saber da vida do colega de trabalho, ou de uma sub-celebridade vai influenciar a sua rotina? Vale a pena se desgastar esperando aprovação de pessoas desconhecidas? Seu tempo não seria melhor gasto se aplicado no desenvolvimento pessoal, com base em informações úteis e sólidas?

Jaron, chegou a conclusão de que não valia a pena manter redes sociais que o tornavam um ser humano pior, mais critico e cruel com pessoas que muitas vezes ele desconhecia, isso porque os internautas se sentem seguros para expressar opiniões difamatórias sobre terceiros, muitas vezes com base em fake news.

Entendo tudo o que foi exposto no livro, e concordo em grande parte com o autor, mas também vejo a importância que a internet tem em nossas vidas, e como ela pode ser utilizada de uma forma consciente e produtiva.

Achei o livro um pouco tendencioso e repetitivo.

Bjos!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s