Resenha: A Amante do Oficial- Pam Jenoff

A_AMANTE_DO_OFICIAL_1460319353577392SK1460319353B

Ficha Técnica: 

Título:  A Amante do Oficial

Autor (a): Pam Jenoff

Editora:  HarperCollins Brasil

Gênero: Literatura Estrangeira / Romance

Edição: 1º

Páginas: 336

Ano: 2016

Sinopse:

Aos dezenove anos e casada havia apenas três semanas, a vida e a fé de Emma Bau são colocadas em risco quando a Polônia é invadida pelos tanques alemães. Em poucos dias, Jacob, seu marido, é obrigado a cair na clandestinidade para trabalhar com a Resistência, deixando Emma prisioneira do decrépito e abandonado gueto de Cracóvia. Mas na calada da noite, ela é misteriosamente resgatada e levada para morar com Krysia, dama da alta sociedade e também a tia católica de Jacob. Ao assumir uma nova identidade como Anna Lipowski, uma gentílica, a vida de Emma passa por uma nova reviravolta ao ser apresentada ao comandante nazista Georg Richwalder. Oficial alemão e maior autoridade na cidade, Richwalder resolve contratar Anna para trabalhar como sua assistente particular. Impelida pela Resistência, ela não tem alternativa, e passa a espionar planos secretos da Ocupação de dentro do gabinete, colocando em risco sua segurança e também seu casamento. À medida que as atrocidades da Guerra se intensificam, a relação entre Anna e o Comandante se torna mais próxima, chegando ao ponto de ameaçar sua vida e também a de todas as pessoas a quem ela ama.
Tendo como cenário a Segunda Guerra, um período histórico em que lealdades eram testadas a todo o momento, e sobre as pessoas pairava a suspeita de traição, “A Amante do Oficial” se posiciona como um romance de estreia no qual Pam Jenoff leva às últimas consequências o poder da perseverança, da luta e da confiança em face de desafios que se tornam mais perigosos a cada piscar de olhos.

Resenha: 

A trama se desenvolve em meio a Segunda Guerra Mundial, quando uma jovem judia e obrigada a se refugiar na casa de uma parente de seu esposo (que faz parte da resistência), passando então por católica.

Mas a moça de traços bem delineados e de postura elegante chama a atenção de um comandante de alta patente do governo nazista.

O que fazer, quando sua vida e a das pessoas que a cercam estão em perigo? Será que vale a pena sacrificar a sua vida em prol de uma causa em que verdadeiramente não se acredita? E quando o amor surge entre inimigos, o que fazer?

O livro aborda todos esses temas de forma sóbria, porém com uma dose extra de romantismo, afinal de contas esse livro e de ficção e não biográfico. Embora muitos dos acontecimentos narrados tenham de fato ocorrido, esses são apenas a teia em que é traçada o romance conturbado da protagonista.

Foi interessante ler algo que mostra o lado humano de um nazista, que embora tenta-se desvincular a vida pessoal da profissional, não tinha como faze-lo em decorrência das atrocidades que havia cometido e das quais tomava finalmente consciência.

Por outro lado, quando a vítima se apaixona pelo lado sensível de seu algoz, baixando a guarda o suficiente para se colocar em risco, mesmo tendo fé de que esse vai agir com decência.

Acredito que vale a pena a leitura dessa emocionante história.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s