Resenha: Me Chame Pelo Seu Nome- André Aciman

ME_CHAME_PELO_SEU_NOME_1512767153731654SK1512767153B

Ficha Técnica: 

Título:  Me Chame Pelo Seu Nome

Autor (a): André Aciman

Editora: Intrinseca

Gênero: Literatura Estrangeira / Romance/ LGBT

Edição: 1º

Páginas:  288

Ano: 2018

Sinopse:

Livro que inspirou o filme dirigido por Luca Guadagnino, aclamado nos festivais de Berlim, Toronto, do Rio, no Sundance e um dos principais candidatos ao Oscar de 2018.
A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver.
Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida.
Com rara sensibilidade, André Aciman constrói uma viva e sincera elegia à paixão, em um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e brutais emoções da juventude. Uma narrativa magnética, inquieta e profundamente tocante.

Resenha:

Elio, filho de um renomado professor universitário, que está acostumado a ser realocado em outro comodo na residencia de férias de seus pais. Uma vez que esses oferecem acomodação e alimentação por 6 semanas a um jovem iniciante escritor nessa época do ano.

Muitos se candidatam a vaga, e acabam sendo selecionados pela família de forma singular, com base em suas preferências. Um desses jovens é Oliver, homem alguns anos mais velho do que o filho do casal.

thumb_review-me-chame-pelo-seu-nome

Elio, sente uma forte atração por Olive, e essa acaba se fortalecendo a medida que os dias passam.

Todos parecem cair de encantos pelos predicados do moço, mesmo as pessoas mais difíceis de agradar.

me-chame-pelo-seu-nome

A questão é que Elio, está em uma fase de descoberta de sua sexualidade, e apesar de se relacionar com uma ou outra garota eventualmente, ele sempre demonstrou um interesse particular em alguns homens, que despertam o seu libido.

Esse livro acabou sendo adaptado para o cinema por Luca Guadagnino, e teve uma boa aceitação do público e da crítica em geral, chegando a figurar entre os queridinhos na votação do Oscar.

mechame

Diferente do que aconteceu no filme, não senti nenhum choque pela relação dos garotos, pois apesar da diferença de idade e de experiências, o relacionamento dos dois foi evoluindo de forma gradativa, dando ao leitor a oportunidade de se envolver emocionalmente com o drama vivido por Elio, que vivenciava seu primeiro amor.

Ambas as mídias são emocionantes. Recomendo

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s