Resenha: Trainspotting – Irvine Welsh

TRAINSPOTTING_14658298675276SK1465829867B

Ficha Técnica: 

Título:  Trainspotting

Autor (a):  Irvine Welsh

Editora:  Rocco

Gênero: Literatura Estrangeira/ Romance

Edição: 1º

Páginas: 288

Ano: 2016

Sinopse:

Protagonizado por Marc Renton, eternizado pelo ator Ewan McGregor na versão cinematográfica, Trainspotting é um retrato sincero e tragicômico do submundo da cidade de Edimburgo, frequentado por jovens ansiosos, desbocados, viciados em heroína e sem perspectivas de futuro. Com humor ácido, Welsh apresenta uma narrativa poderosa sobre sua cidade natal que se transformou no relato universal de uma geração perdida.

Resenha:

Apesar de ter gostado do filme, confesso que a experiência de leitura não foi das mais agradáveis, isso se deu em relação ao peso da história, o linguajar dos personagens e a dificuldade de me conectar aos mesmos.

O submundo das drogas na cidade de Edimburgo, foi bem retratado, com tal riqueza de detalhes que chega a ser indigesto ao leitor mais sensível.

DANNY-BOYLE-returns-on-the-big-screen-with-TRAINSPOTTING-2-the-vandallist-2

É difícil ler a respeito de um grupo de jovens que tinha  tudo para serem bem sucedidos e que por tomarem uma série de decisões erradas, acabaram por submergir no mundo das drogas, arrastando consigo seus familiares e amigos.

Para piorar a narrativa apresenta uma serie de personagens, que são facilmente confundidos já que possuem nomes e apelidos diversos, e não possuem nenhuma característica que os distingua, isso torna a leitura caótica. Alem disso a história e contada em primeira e terceira pessoa ( forma intercalada), o que faz com que o leitor queira por vezes desistir da mesma.

Porno_trainspotting_3-1024x683

O livro aborda temas polêmicos, como uso excessivo das drogas, aborto, assedio, violência domestica, dependência química, HIV… Tudo de uma forma muito crua, o que não facilita que se crie um sentimento de empatia com os personagens apáticos.

O livro é muito pesado, e não me agradou, embora tenha seu valor ao revelar verdades que precisam ser debatidas.

Bjos!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s