Resenha: Deuses Americanos – Neil Gaiman 

DEUSES_AMERICANOS_1474572740612SK1474572740B

Ficha Técnica: 

Título:  Deuses Americanos

Autor (a): Neil Gaiman

Editora:  Intrínseca


Gênero: Literatura Estrangeira/ Romance

Edição: 1º

Páginas: 576

Ano: 2016

Sinopse:

Deuses americanos é, acima de tudo, um livro estranho. E foi essa estranheza que tornou o romance de Neil Gaiman, publicado pela primeira vez em 2001, um clássico imediato. Nesta nova edição, preferida do autor, o leitor encontrará capítulos revistos e ampliados, artigos, uma entrevista com Gaiman e um inspirado texto de introdução.
A saga de Deuses americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. Os planos de Shadow se transformam em poeira quando ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada.
Depois de apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos, um país tão estranho para Shadow quanto para Gaiman. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses — os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) —, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido.
O que Gaiman constrói em Deuses americanos é um amálgama de múltiplas referências, uma mistura de road trip, fantasia e mistério — um exemplo máximo da versatilidade e da prosa lúdica e ao mesmo tempo cortante de Neil Gaiman, que, ao falar sobre deuses, fala sobre todos nós.

Resenha: 

Deuses Americanos é aquele tipo de livro que você ama ou odeia, no meu caso foi a primeira opção.

Neil Gaiman é um autor versátil, que não se prende a um único tipo de narrativa. Cada um de seus livros tem uma forma de escrita própria, com um universo bem detalhado e com personagens profundos.

2739cbd5461ea3d30e4758861f4e4ceb

Esse é um livro fora da caixinha, cheio de reviravoltas e detalhes da mitologia de diversas culturas, o que em si já é algo revigorante e enriquecedor para o leitor.

Meu primeiro contato com essa obra foi através da série de tv, a qual eu já tinha gostado bastante, imaginem a minha surpresa ao perceber que o livro era infinitamente melhor. Eu não resisti e fui pesquisar detalhes a respeito de cada Deus citado, cada lenda, e fui recompensada com uma gama de informações interessantíssimas.

SUPERFEATUREamerican-gods_28apr17_Amazon

Os livros de Gaiman sempre são densos, e alguns até acham a leitura um pouco arrastada, mas isso se dá pelo cuidado que o autor tem de aprofundar o leitor no  tema que estar sendo apresentado. Mas se vocês derem uma chance para a leitura, posso garantir que vão gostar bastante.

Nesse livro temos Shadow Moon, um ex-presidiário, na faixa dos 30 anos, que acabou de sair da prisão, e que deseja acima de tudo rever a sua esposa, que infelizmente sofreu um acidente que lhe ceifou a vida.

american-gods

Shadow é o típico bom moço, que sempre vai agir com lealdade para com as pessoas com que se relaciona, isso acaba por metê-lo em algumas situações embaraçosas, em especial depois que ele conhece Wednesday, um senhor de olhar enigmático que se apresenta com um grande vigarista, que vive de aplicar golpe nas pessoas.

Wednesday traz o alívio cômico para o livro em vários momentos, uma vez que ele não demonstra ter grandes preocupações com os problemas diários que atormentam os pobres mortais, e isso tem um motivo, que eu espero que vocês descubram, seja através do livro, do quadrinho que está com um edição linda, ou mesmo da série.

Bjos!

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s