Resenha: Estrelas Além do Tempo- Margot Lee Shetterly

ESTRELAS_ALEM_DO_TEMPO_1481895198635829SK1481895198B

Ficha Técnica: 

Título:  Estrelas Além do Tempo

Autor (a): Margot Lee Shetterly

Editora:  HarperCollins Brasil

Gênero: Literatura Estrangeira / Ficção

Edição: 1º

Páginas: 352

Ano: 2017

Sinopse:

Durante a Segunda Guerra Mundial, a incipiente indústria aeronáutica americana contratou matemáticas negras para suprir sua falta de mão de obra. Esses “computadores humanos” continuaram trabalhando para seu governo e passaram a fazer parte da NASA em uma época em que vingava a segregação racial. Elas garantiram que os Estados Unidos ganhassem a corrida especial contra a União Soviética e lutaram para realizar o sonho americano. Esta é a sua história, que chega também aos cinemas na adaptação cinematográfica estrelada por Taraji P. Henson, Janelle Monáe, Octavia Spencer, Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons.

Resenha: 

Apesar da história ser bastante interessante, o livro tem a escrita arrastada e é recheada por diversos termos técnicos, que dificultam a leitura.

Mas superando tudo isso, somos agraciados com uma história real, de diversas mulheres talentosas, que foram responsáveis pelos grandes avanços tecnológicos da NASA.

04b9c3e440d00f53221a3dd5f41c7ff7

Essas mulheres, faziam parte de um seleto grupo denominado de computadores humanos, que realizavam avançados cálculos matemáticos, e que infelizmente não receberam muitas vezes os créditos pelo trabalho que faziam, em decorrência do preconceito racial, tão arraigado na sociedade.

estrelas-alem-do-tempo_0

 Sim, essas mulheres eram em sua maiorias negras, que lutaram bravamente para lograr cargos e posições que eram facilmente concedidas para homens brancos, menos qualificados.

estrelas-alem-do-tempo_12

Dentre as diversas mulheres que fizeram parte do grupo de funcionários da NASA, destacaram-se:  Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Essas três abriram portas questionaram tabus e abriram portas para todas as gerações que se seguiram, além de serem responsáveis pelo sucesso na corrida espacial travada entre os Estados Unidos e a União Soviética.

O livro ganhou uma adaptação para o cinema, que foi premiada e muito comentada na época de seu lançamento.

katherine-johnson-lego-hidden-figures

Ambas as mídias são ricas em dados históricos, uma vez que foi feita uma seria pesquisa nesse sentido. Valendo portando o contato com a obra.

Bjos!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s