Resenha: O Colecionador- John Fowles

O_COLECIONADOR_15198537521582SK1519853752B

Ficha Técnica: 

Título:  O Colecionador

Autor (a):  John Fowles

Editora:  Darkside

Gênero: Literatura Estrangeira/ Romance

Edição: 1º

Páginas: 256

Ano: 2018

Sinopse:

O Colecionador” é a história de Frederick Clegg, um homem solitário com um plano para conquistar o grande amor de sua vida. “O Colecionador” também é a história de Miranda Gray, sequestrada por um maníaco que acha que pode obrigá-la a se apaixonar por ele. Dois narradores antagônicos, sequestrador e vítima, brilham no romance de John Fowles.

Resenha:

O Colecionador, é um livro que mistura romance e suspense, ao abordar o amor doentio de um homem, que ao se ver de posse de uma quantidade significativa de dinheiro, resolve sequestrar a sua amada, que não tem a mínima ideia de sua existência.

Frederick, é um homem comum, um trabalhador, sem nenhuma ambição, que foca os seus esforços na tentativa van de se fazer notar por  Miranda, garota forte, decidida, bem educada, de família abastada, que lhe acabou por torna-se uma artista.

29744981_949974891827703_1598214623307339452_o

Esses dois personagens de personalidade opostas, passam a conviver, o que os leva a alguns embates ideológicos e culturais.

É triste observar como a paixão platônica e doentia de Frederick, o levou a cometer atos inominável. Mas é claro que isso foi facilita por um distúrbio de personalidade que não faz com que o personagem se sinta realmente culpado por suas atitudes.

john_fowles_livro_o_esquecer_nao_e_uma_coisa_que_possam_llem6pe

Por outro lado, podemos analisar as transformações que ocorrem com Miranda, a medida que os dias de seu cativeiro vão aumentando. A moça antes tão cheia de vida, vai se tornando frágil e instável, criando um co-dependência com seu sequestrador, chegando ao ponto de muitas vezes sentir pena dele, e até mesmo a sua falta.

O livro possui 4 capítulos, sendo que três deles são narrados por Frederick e um por Miranda, assim temos os dois pontos de vista a respeito dos fatos narrados. O que deixa o leitor confortável para se posicionar a respeito da história.

27781160_1642159822518013_1699935851_n

O livro tem um enredo bem construído, que nos faz entender o motivo pelo qual os personagens agiram de determinada forma, já que a sua psique é esmiuçada no transcorrer da história. O final é compatível com a realidade, embora seja muito duro para o leitor.

Bjos!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s