Resenha: A Casa Assombrada – John Boyne

A_CASA_ASSOMBRADA_1418761916426739SK1418761916B

Ficha Técnica: 

Título:  A Casa Assombrada

Autor (a):  John Boyne

Editora:  Companhia das Letras

Gênero: Literatura Estrangeira/ Terror

Edição: 1º

Páginas: 296

Ano: 2015

Sinopse:

Londres, 1867. Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha , como os heróis de Dickens sobre os quais tanto lê, e sem dinheiro para pagar o aluguel na cidade, ela depara com o anúncio de um tal H. Bennet, que busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk, leste da Inglaterra. O anúncio, contudo, não menciona a idade ou quantas crianças são, nem mesmo dá qualquer outro tipo de explicação.
Eliza não vê alternativa além de largar o emprego de professora em uma escola só para meninas e partir para o condado, onde pretende começar uma nova vida. Chegando a Gaudlin Hall, no entanto, ela se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão. Não se veem criados. De fato, não há nenhum adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério.
A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica intrigada com janelas inexplicavelmente fechadas, cortinas que se movem sozinhas e ventos absurdos na propriedade. E logo coisas de fato assustadoras começam a acontecer.
Em A Casa Assombrada, o autor best-seller John Boyne faz uma homenagem às clássicas histórias de fantasmas do século XIX. Mas a novidade é que ele cria aqui uma heroína que pretende arregaçar as mangas e chegar ao fundo da questão sozinha. Conseguirá esta boa mulher encerrada em um mundo claustrofóbico desenterrar os horríveis segredos de Gaudin Hall e confrontar os demônios de seus passado? E mais ainda: conseguirão ela e as crianças, sobreviver a tudo isso?

Resenha:

Esse é um livro fácil de ler, que vai te prender por conter uma história interessante e ao mesmo tempo simples, porém em muitos momentos ela lembra outros clássicos do horror com que já tivemos contato, o que torna a história previsível.

Temos uma mocinha (Eliza), que perdeu a mãe na infância, foi criada por um pai amoroso, se tornou professora em uma escola de meninas e que não tem nenhuma perspectiva amorosa em decorrência de sua aparência física desfavorecida.

Em dado momento essa garota perde o pai e tem que mudar de casa, ela acaba respondendo a um anuncio de governanta em outra cidade, mas algo a surpreende ao chegar a seu destino. Ela não foi contratada pelo dono da casa, e sim pela governanta que vai suceder, para piorar a situação ela se ver vitima de alguns episódios bem desagradáveis em sua estadia na mansão de Gaudin Hall .

a-casa-assombrada-1

Elisa, ficou responsável pela educação de  Isabella, menina muito inteligente para sua idade, e seu doce irmão Eustace.

Isabella, visivelmente é a figura dominante da casa, mas toda a sua força e personalidade foi moldada de acordo com o perfil de sua falecida mãe.

Elisa, ganha destaque na segunda parte do livro, fazendo algumas descobertas ( levou mais tempo do que as governantas anteriores), e se posicionando de uma forma enérgica para solucionar os problemas encontrados, mesmo que para isso conte com uma ajudinha do além.

O livro é bom, bem escrito, e de fácil leitura, mas previsível, sem nenhuma grande revelação ou reviravolta em seu enredo.

Bjos!

Deixe um comentário