Resenha: As Três Marias – Rachel de Queiroz

AS_TRES_MARIAS_151006259712483SK1510062597B

Ficha Técnica: 

Título: As Três Marias

Autor (a): Rachael de Queiroz

Editora:  José Olympio

Gênero: Ficção

Edição: 1º

Páginas: 223

Ano: 2017

Sinopse:

Maria Augusta, Maria da Glória, e Maria José: inseparáveis como as estrelas da constelação de Órion. Embora carreguem sonhos e desejos individuais, as três amigas compartilham os medos e as incertezas da juventude, durante o internato, e os dilemas da vida adulta, quando trilham caminhos paralelos. Com uma habilidade magnífica, como descreveu Mário de Andrade, Rachel de Queiroz utiliza-se de uma envolvente história para eternizar o papel da mulher como protagonista.

Resenha: 

Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Camões, em suas obras ela busca retratar a realidade social do povo nordestino, dando sempre ênfase as papel da mulher na sociedade.

As Três Marias, é um romance publicado no ano de 1939, escrito em primeira pessoa, tem como narradora a Guta, ou Maria Augusta. Ela é a protagonista dessa história, que teve inicio com a sua chegada no colégio interno aos 12 anos.

Ela logo fez amizade com Maria José e Maria da Glória, surgindo daí o apelido do trio (As Três Marias, baseado na constelação de Órion). A amizade entre as meninas acabou sendo um alento para elas, uma vez que tinham com quem compartilhar as suas angustias, tristezas e sonhos de um futuro melhor.

As meninas se transformaram em mulheres fortes, complexas, que mesmo com o passar dos anos tentaram manter contato.

Guta é uma personagem complexa, muitas vezes incompreendida, ela tem sonhos grandes demais para a realidade em que está inserida, e por esse motivo acaba atuando como observadora das pessoas que a cercam.

Foi interessante observar o retrato da sociedade brasileira da década de 30/40, sobre o olhar de Rachel de Queiroz. Ela não romantiza a realidade e nem fornece ao leitor um final fácil, previsível, pelo contrario, os finais de seus livros são geralmente aberto, com as personagens vivendo um momento de transição, de descoberta.

Esse é um livro emocionante, recomendo à leitura a todos.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s