Resenha: A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata – Mary Ann Shaffer e Annie Barrows

A_SOCIEDADE_LITERARIA_E_A_TORTA_DE_CASCA_1368665944B

Ficha Técnica: 

Título:  A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

Autor (a): Mary Ann Shaffer e Annie Barrows

Editora:  Rocco

Gênero: Literatura Estrangeira

Edição: 1º

Páginas: 304

Ano: 2009

Sinopse:

O título conta a história de Juliet Ashton, uma escritora em busca de um tema para seu próximo livro. Ela acaba encontrando-o na carta de um desconhecido de Guernsey, Dawsey Adams, que entra em contato com a jornalista para fazer uma consulta bibliográfica. Começa aí uma intensa troca de cartas a partir da qual é possível identificar o gosto literário de cada um e o impacto transformador que a guerra teve na vida de todos. As correspondências despertam o interesse de Juliet sobre a distante localidade e narram o envolvimento dos moradores no clube de leituras – a Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata –, além de servirem de ponto de partida para o próximo livro da escritora britânica.
O clube, criado antes de existir de fato, foi formado de improviso, como um álibi para proteger seus membros dos alemães. O que nenhum dos integrantes da Sociedade imaginava era que os encontros pudessem aproximar os vizinhos, trazer consolo e esperança e, principalmente, auxiliar a manter, na medida do possível, a mente sã. As reflexões e as discussões a respeito das obras os livraram dos pensamentos sobre as dificuldades que enfrentavam e ainda serviram para aproximar pessoas de classes e interesses tão díspares, de pescador a frenólogo, de dona de casa a enfermeira.

Resenha:

A autora Mary Ann Shaffer, começou a escrever esse livro, que foi publicado após a sua morte. Como ela não o tinha finalizado sua sobrinha Annie Barrows, pois mãos a obra é concluiu essa obra.

000faa29-800_jpg_750x400_crop_q85

O livro é um pouco arrastado, é confesso a vocês que quase desisti dele algumas vezes, mas em algum ponto a leitura me prendeu e eu desejei saber o que aconteceria com os membros da sociedade literária, mas já estou me adiantando na história.

a_sociedade_e_isso_que_eu_amo_na_leitura_uma_pequena_co_ld83lvz

Juliet Ashton é uma escritora, com uma vida estável, mas que sente que algo está lhe faltando, uma certa emoção, ou talvez alguém para amar. Isso se dar em decorrência das perdas sofridas durante a Segunda Guerra Mundial, que devastou seu país e eliminou diversos membros de sua família.

A-Sociedade-Literária-e-a-Torta-de-Casca-de-Batata-1

Esse  é um romance epistolar, ou seja escrito em forma de cartas, que conta os acontecimentos e memórias de seus personagens a respeito dos fatos que ocorreram durante e após a guerra.

sociedade

Juliet recebe uma carta de Dawsey Adams, da Ilha de Guernsey. Esse homem desconhecido, conseguiu o endereço da mocinha através de um livro de Charlie Lamb, que havia pertencido a ela, e que portanto continha alguns de seus dados pessoais.

38198672_245387546106565_5127649858559148032_n

Eles sentiram de cara uma conexão, um sentimento que foi reforçado pelo amor que ambos sentiam pelos livro ( que foram capazes de transporta-los para um lugar seguro, enquanto suas vidas estavam em ruínas).

Logo surge o assunto de como surgiu a sociedade literária, que foi capaz de salvar um grupo da prisão durante a ocupação alemã, e que acabou por unir pessoas que precisavam confraternizar com seus iguais, muito mais do que de segurança ou alimentos.

Confesso a vocês que não tinha conhecimento sobre esse livro até que foi lançada a série da Netflix esse mês, o que é estranho em vista que o livro foi traduzido e publicado no Brasil a muitos anos.

O livro se tornou agradável depois que resolvi dá uma chance a ele. Seus personagens são simples e envolventes, de uma ingenuidade doce, que nos falta nos dias atuais. Por esse motivo, acabei gostando da leitura.

Bjos!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s