Resenha: Caçadores de obras-primas- Robert M. Edsel

CACADORES_DE_OBRASPRIMAS_1391459134B

Ficha Técnica: 

Título:  Caçadores de obras-primas

Autor (a): Robert M. Edsel

Editora: Rocco

Gênero: Biografia/ Histórico

Edição: 1º

Páginas: 524

Ano: 2014

Sinopse:

Uma história ainda pouco divulgada é resgatada por Robert M. Edsel em Caçadores de obras-primas. Trata-se do trabalho realizado pelos Monuments Man, soldados que tentaram dificultar ou impedir o “maior roubo da história” cometido por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que o Führer e seus homens tenham se apossado de mais de 5 milhões de objetos culturais. O objetivo era criar o maior acervo de obras-primas do mundo em terras alemãs.
Da Madonna, de Michelangelo, até famosos retábulos, passando por pinturas únicas de Rembrandt, Leonardo da Vinci e Vermeer, milhares de obras foram saqueadas de coleções particulares, igrejas e museus. De início, o trabalho dos Monuments Man era mitigar os danos cometidos a acervos públicos. Com o avanço das tropas de Hitler, o foco voltou-se para a localização de obras de arte móveis e outros itens culturais roubados ou perdidos. O trabalho, iniciado na metade da guerra, em 1943, estendeu-se até 1951.
As histórias relatadas no livro baseiam-se em extensa pesquisa em diários de campo, agendas, relatos de guerra e, especialmente, nas cartas escritas pelos soldados às famílias. Edsel também coletou informações em entrevistas exclusivas com os próprios Monuments Man. O livro concentra-se na atuação de oito deles, mas, a partir de suas histórias, o autor traça um amplo panorama do trabalho desempenhado silenciosamente por esses homens e mulheres – ao todo, eles somavam 350 soldados de 13 diferentes países.
Edsel percorre, por meio do registro da atuação dos soldados, territórios na França, Bélgica e Alemanha, entre outros países por onde tanto tropas alemãs quanto as tropas dos aliados passaram deixando um rastro de destruição. Apesar de o foco do livro ser as obras de arte e os monumentos, os leitores se deparam, ao longo dos capítulos, com detalhes sobre a história da Segunda Guerra Mundial e com os mandos e desmandos de Hitler.
A trajetória desses homens dedicados à arte mostra uma nova visão sobre um episódio vital na história mundial recente. Somente com esse empenho foi possível às gerações seguintes contemplar inúmeras obras de arte. Na última década, o trabalho desses homens e mulheres começou a se reconhecido. Os resultados da extensa pesquisa de Edsel não poderiam chegar em melhor hora.

Resenha:

Livro que conta a trajetória dos Monuments Man ( em especial 8 deles), durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Esses corajosos homens tinham por missão resgatar, conservar e catalogar, obras de artes roubadas pelos nazistas.

montagem-com-capa-do-livro-cacadores-de-obras-primas--salvando-a-arte-ocidental-da-pilhagem-nazista-e-cena-do-filme-cacadores-de-obras-primas-1391038569575_790x470

Todos temos conhecimento de que Hitler era um amante das artes, e que ele inclusive tentou entrar na academia de belas artes, sendo barrado por uma comissão (que ele acreditava ser composta por judeus). Por esse motivo, ele acabou por dar ordem para que as obras- de -artes dos judeus e demais prisioneiros fossem retidas, assim como as que se encontravam em museus das regiões em que os nazistas fossem ocupando.

Muitas dessas obras foram perdidas para sempre, mas graças aos Monuments Man, que descobriram alguns dos esconderijos onde elas eram mantidas, várias acabaram por serem recuperadas e hoje estão com os descendentes de seus legítimos donos, ou estão expostas em museus espalhados pelo mundo.

Essas são algumas das obras recuperadas:  A Tapeçaria de Bayeux, O Astrônomo, A Madona de Bruges, O retábulo de Ghent, A Madona de La Gleyze.

monuments-men-644x362

Importante ressaltar que no livro constam diversos documentos históricos ( oficios tanto dos nazistas, como dos aliados, cartas, mapas e fotos) que comprovam as operações realizadas nesse período.

Esse foi o único livro que já vi abordando esse assunto. A leitura estar super recomendada.

Bjos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s