Resenha: Desvendando Jack, o Estripador – Russell Edwards

download

Ficha Técnica: 

Título:  Desvendando Jack, o estripador

Autor (a): Russell Edwards

Editora: Seoman

Gênero: Biografia/ Histórico

Edição: 1º

Páginas: 328

Ano: 2015

Sinopse:

Reunindo descobertas forenses inéditas – que incluem provas fundamentais de DNA – e incorporando um trabalho de investigação histórica, este livro revela com exclusividade a verdadeira identidade de Jack, o Estripador. Em 2007, o empresário Russell Edwards comprou um xale que supostamente teria sido deixado junto ao corpo de Catherine Eddowes, uma das vítimas do serial killer. Ele sabia que, se fosse genuíno, o xale seria a única prova de evidência ainda existente do local do crime. Para Russell, foi o começo de uma busca extraordinária de sete anos, a qual ele não tinha ideia de que sua jornada o levaria tão longe. Depois de um intenso exame forense, realizado pelo Dr. Jari Louhelainen, especialista de renome mundial, provou-se que o xale não apenas era legítimo, mas que também continha traços do DNA do assassino – DNA que permitiu a Russell finalmente desvendar o nome de Jack, o Estripador.

Resenha: 

Esse livro é interessante, levando em conta que um homem comum, fascinado com o famoso caso de Jack o Estripador, resolveu por conta própria investigar o caso que chamou sua atenção por toda a vida.

A determinação e a força de vontade, fez com que ele encontrasse parentes dos suspeitos, que ficaram anônimos para o grande público, além de diversas provas documentais, relatos históricos, jornais, e até mesmo um xale que supostamente pertenceu a uma das vítimas.

jack

Confesso que não sabia muitos detalhes a respeito dos suspeitos da época, além dos que eram amplamente divulgados, como o príncipe ( neto da rainha Vitória), ou os diversos estudantes de medicina que foram indicados.

Foi enriquecedor descobrir sobre o suspeito judeu, que é um dos mais plausíveis suspeitos, ver como o autor costurou o contexto histórico, casos de esquizofrenia causados nessa população em decorrência das perseguições sofridas e do constante desterro. Isso abre a mente do leitor, para perceber que sempre há muito mais a respeito de um crime, do que podemos notar a primeira vista.

Piores-assassinos-do-mundo-top-5Piores-assassinos-do-mundo-top-5

Mas o livro também tem pontos fracos, como o fato de ser muito arrastado e detalhista em alguns pontos, embora eu entenda a necessidade do autor em criar um certo suspense em relação a tese que iria apresentar.

Também incomoda o fato de saber que uma das suas principais provas e um xale, de mais de 100 anos, que já havia sido manipulado por diversas pessoas ao longo das décadas, inclusive tendo diversos donos que o usaram e recortaram, já que esse era literalmente prova de um crime.

Conseguir células viáveis do assassino, depois de tanto tempo e com uma amostra contaminada. Essa parte infelizmente é difícil de acreditar. Mas os relatos e detalhes históricos compensaram essas falhas.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s