Resenha: O Diário de Myriam- Myriam Rawick

O_DIARIO_DE_MYRIAM_1529439039780199SK1529439039B

Ficha Técnica: 

Título:  O Diário de Myriam

Autor (a): Myriam Rawick

Editora:  DarksideBooks

Gênero: Literatura Estrangeira/ Não-Ficção

Edição: 1º

Páginas: 320

Ano: 2018

Sinopse:

De um lado, uma menina judia que passou anos escondida no Anexo Secreto tentando sobreviver à guerra de Hitler. De outro, uma garota síria que sonha ser astrônoma e vê seu mundo girar após a eclosão de um conflito que ela nem mesmo compreende. Mesmo separadas por mais de setenta anos, Anne Frank e Myriam Rawick têm um elo comum: ambas são símbolos de esperança e resistência contra os horrores de um país em guerra e acreditam no poder das palavras.
O Diário de Myriam’ é um registro comovente e verdadeiro sobre a Guerra Civil Síria. Escrito em colaboração com o jornalista francês Philippe Lobjois, que trabalhou ao lado de Myriam para enriquecer as memórias que ela coletou em seu diário, o livro descortina o cotidiano de uma comunidade de minoria cristã que sofre com o conflito através dos olhos de uma menina.
Assim como acompanhamos a Segunda Guerra Mundial pelos olhos da pequena Ada em A Guerra Que Salvou a Minha Vida e A Guerra Que Me Ensinou a Viver, O Diário de Myriam apresenta a perspectiva de uma menina que teve sua infância roubada ao crescer rodeada pelo sofrimento provocado pela Guerra da Síria, iniciada em 2011. Myriam começou a registrar seu cotidiano após sugestão da mãe, que propôs que ela contasse tudo aquilo que viveu para, um dia, poder se lembrar de tudo o que aconteceu.
Escrito entre novembro de 2011 a dezembro de 2016, o diário alterna entre as doces memórias do passado na cidade de Alepo e os dias doloridos e carregados de incertezas. E é com a sensibilidade de uma autêntica contadora de histórias que ela narra a preocupação crescente de seus pais com as notícias na tv, as pinturas revolucionárias nos muros da escola, as manifestações contra o governo, a repressão, o sequestro de seu primo e, por fim, os bombardeios que destroem tudo aquilo que ela conhecia.

Resenha:

Livro que narra a tragédia da Guerra Civil da Síria, a partir dos olhos de uma criança, que transcreve suas memórias a respeito do ocorrido.

Essa transcrição é feita através de um diário escrito entre os anos de 2011 e 2016, ou seja, quando Myriam tinha apenas 6 anos de idade até os seus 12 anos.

x68359711_Myriam-a-13-year-old-Syrian-girl-who-wrote-Myriam27s-diary-a-book-in-which-she-relates-her-d.jpg.pagespeed.ic.ZyxJS6unXf

Myriam reside na cidade de Alepo, que hoje ainda se encontra devastada pelos constantes conflitos entre o governo posto e os revolucionários que desejam tomar o poder local.

É triste perceber através da narrativa, como a autora foi perdendo a sua infância e sua inocência por causa dos atos bárbaros de terceiros.

77497328_SCfotos-de-Myriam-Rawick-do-livro-O-Diario-de-Myriam

Myriam conta a sua história de forma singela, como compete a todas as crianças, mas ao mesmo tempo com uma dureza que só o sofrimento é capaz de criar.

Vamos notando a transição da garota feliz, em uma menina cheia de sofrimentos, porém com muita esperança. Ela nós faz ver os horrores da guerra, que começam com a falta de informações por parte de grande da população que não faz parte do conflito armado, mas que se ver refém do caos instalado. Passando depois pela perda de entes queridos, pelas privações de comida, luz, água, educação e principalmente segurança e liberdade.

o-diario-de-myriam-antes-depois-2

Esse é um livro impactante e muito comovente, que vai mexer com o seu emocional. Ele tem a capacidade de nos fazer refletir sobre a maldade humana e sobre o poder destrutivo da intervenção armamentista de países desenvolvidos em situações regionais de outros países que até então viviam em paz.

Bjos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s