Resenha: A Garota Alemã- Armando Lucas Correa

A_GAROTA_ALEMA_1510219461729282SK1510219462B

Ficha Técnica: 

Título:  A Garota Alemã

Autor (a): Armando Lucas Correa

Editora:  Jangada

Gênero: Literatura Estrangeira/ Romance

Edição: 1º

Páginas: 408

Ano: 2018

Sinopse:

Baseado numa história real, A Garota Alemã é um romance magistral. A bordo do famoso transatlântico St. Louis, uma garota de 11 anos e 936 refugiados judeus fogem da Alemanha Nazista. Berlim, 1939. Hannah Rosenthal, de 11 anos, tinha uma vida de contos de fadas. Ela passava as tardes no parque com seu melhor amigo, Leo Martin. Mas, agora, as ruas estão cheias de nazistas. Eles vislumbram uma esperança para sair desse inferno: o St. Louis, um transatlântico que pode propiciar aos judeus uma travessia segura para Cuba. Mas logo as circunstâncias da guerra mudam e o navio que era sua salvação agora parece ser a sua sentença de morte. Nova York, 2014. Anna Rosen, ao fazer 12 anos, recebe um envelope misterioso de Hannah, uma tia-avó que criou o pai falecido. O conteúdo do envelope inspira Anna e a mãe a viajarem a Cuba para conhecer Hannah e descobrir a verdade sobre o trágico passado da família.

Resenha:

Hannah Rosenthal, garota de 11 anos, judia, que está fugindo da Alemanha no auge do período nazista.

Nesse livro temos duas narrativas, a primeira é de  Hannah Rosenthal, ainda criança, vivenciando os horrores da guerra e em especial a perseguição aos judeus. A segunda é de Anna, um garotinha que mora com a mãe, e esta vivenciando o processo de luto pela morte de seu pai.

Devo confessar que no inicio achei a história um pouco confusa, já que as duas personagens tinham praticamente o mesmo nome. Só que uma história se passava no ano de 1939 e a outra nos dias atuais, mas infelizmente esse lapso temporal não tinha sido deixado claro o suficiente.

O livro tem como pano de fundo a Segunda Guerra mundial, em especial um episódio que aconteceu com o navio St Louis, que saiu de Berlim e tinha como destino final Cuba, mas que devido a diversos problemas que surgiram em decorrência da guerra e da politica interna de determinados países, acabou tendo mais de um destino final.

Foi interessante acompanhar o desenrolar dessa história, ver como as pessoas foram afetadas por uma guerra sem sentido, e mesmo após décadas, ainda se sentiam devastadas pela dor que lhes foi infligida. Mas principalmente ver, que apesar de tudo, todos mantinham uma fagulha de esperança a qual se agarravam para seguir em frente.

Esse livro é maravilhoso, é vale a pena a leitura.

Bjos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s