Resenha: Crônica De Uma Morte Anunciada- Gabriel García Márquez

CRONICA_DE_UMA_MORTE_ANUNCIADA_1370569182B.jpg

Ficha Técnica: 

Título: Crônica De Uma Morte Anunciada

Autor (a): Gabriel García Márquez

Editora: Record

Gênero: Literatura Estrangeira

Edição: 1º

Páginas: 160

Ano: 2017

Sinopse:

Neste livro, no sonho que Santiago Nasar acaba de ter, Plácida Linero – sua mãe, especialista em interpretar sonhos alheios – não pressentiu nada macabro. No entanto, de madrugada, Santiago vai ao encontro de uma morte certa. Passou uma noite de vinho e mulheres, rindo e compartilhando da devassidão com aqueles que serão seus carrascos. Assistiu às bodas de Angela Vicario, a noiva devolvida por não ter se mantido virgem até o casamento, e que mencionou o nome de Santiago quando quiseram saber, dela, a verdade.

Resenha:

Livro publicado em 1981, nos apresenta a história que precede a morte do jovem Santiago Nasar.

Foi escrito na forma de uma reconstrução jornalística, como um narrador desconhecido, que tomou para si o encargo de escavar a história 20 anos após o ocorrido, para isso ele conta com a memória da população local, dos participantes ainda vivos e de 330 páginas das mais de 520 do processo judicial.

Santiago foi assassinado a facadas por Pedro e Pablo (irmãos de Ângela), após ser acusado por Ângela Vicário, de te-la desonrado, motivo pelo qual ela foi devolvida a casa de seus pais, na noite de suas núpcias.

Por se tratar de um crime de honra, os acusados tem uma atenuante perante a população local e mesmo perante a justiça, já que o crime ocorreu em 1950.

Importante ressaltar que os irmãos tentaram a todo custo evitar o crime, já que o simples fato de terem saído a rua com esse intuito já limparia a sua honra diante da comunidade. Assim os irmãos Vicário gritaram aos quatro ventos o que pretendiam fazer, inclusive informaram as autoridades importante e os amigos íntimos da vítima, que nada fizeram pra precaver e evitar o trágico desfecho.

Podemos ressaltar nessa trama o conformismo da comunidade, que estava mais preocupada em ver como o caso terminaria. Assim como a duvida que vai permear todo o livro se de fato Santiago praticou ou não o ato de que fora acusado.

O mais interessante da obra é a forma como os  sangrentos detalhes do assassinato foram descritos, a autopsia mal realizada. Além é claro das consequências desse ato sobre a vida de cada um dos personagens 20 anos depois.

Bjos1

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s