Resenha: A Sombra do Vento- Carlos Ruiz Zafón

A_SOMBRA_DO_VENTO_1251595760B

Ficha Técnica: 

Título: A Sombra do Vento

Autor: Carlos Ruiz Zafón

Editora:  Suma das Letras

Gênero: Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério

Edição: 1º

Páginas: 399

Ano: 2007

Sinopse:

Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade, A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.
Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.

Resenha:

Zafón, tem o dom de juntar todos os elementos necessários para compor uma história emocionante, e ele o faz nesse livro maravilhoso.

 

A narrativa tem um ritmo eletrizante, que as vezes é atenuada para dar lugar as descobertas do primeiro amor, do sexo, da assimilação de algum evento trágico ou mesmo para acentuar o sofrimento que a perda de uma amizade pode gerar.

A trama se desenvolve em torno de dois personagens ( Daniel  e Julian), acompanhamos a vida deles desde a infância,  até a vida adulta.

livro-a-sombra-do-vento

 

O pai de Daniel é um livreiro, que resolve compartilhar com o filho um segredo, levando o mesmo até o cemitério dos livros esquecidos. Como é a sua primeira visita o menino tem  direito a retirar do acervo um livro raro, que passará a ser seu.

 

Daniel escolhe um livro escrito por Julian, assim ele se apaixona pela escrita do autor e resolve se aprofundar na misteriosa vida do autor. Mal sabia ele, os perigos que essa decisão lhe acarretaria.

Para quem é amante de livros, e de boa literatura, esse livro é uma excelente pedida, ele é bem escrito, tem um contexto histórico interessante (Barcelona pós Guerra Civil), e dispõe de varias sub-tramas surpreendentes.

Bjos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s