Resenha: Hamlet – William Shakespeare

HAMLET_1437861260885SK1437861260B

Ficha Técnica: 

Título: Hamlet

Autor (a): William Shakespeare

Editora: Nova Fronteira

Gênero: Literatura Estrangeira / Drama

Edição: 1º

Páginas: 175

Ano: 2014

Sinopse:

Um jovem príncipe se reúne com o fantasma de seu pai, que alega que seu próprio irmão, agora casado com sua viúva, o assassinou. O príncipe cria um plano para testar a veracidade de tal acusação, forjando uma brutal loucura para traçar sua vingança. Mas sua aparente insanidade logo começa a causar estragos — para culpados e inocentes.

“Ser ou não ser, essa é que é a questão”

Resenha:

Hamlet, estar entre as tragédias mais conhecidas escritas por William Shakespeare, escrita em 1599.

Hamlet é um príncipe dinamarquês, buscando vingança pela morte de seu pai, que foi envenenado por seu tio, sendo que esse acabou casando com a rainha e assumindo ao trono.

A peça transita por temas como a vingança, a ira incontrolada, o medo de ser desmascarado, a loucura fingida ou não,incesto, corrupção, moralidade,  o amor que muitas vezes é posto de lado enquanto busca-se atingir outros objetivos.

Bernhardt_Hamlet2.jpg

Muitos acreditam que essa obra foi baseada na lenda de Amleto, do século XIII. Mas não podemos afirmar ao certo se isso é, ou não verdade.

O enredo dessa peça, não é em si algo grandioso ou extraordinário, mas os diálogos são bem construídos, é nos levam a algumas reflexões filosóficas interessantes. Todos devem conhecer a famosa frase:

“Ser ou não ser, essa é que é a questão”

Os diálogos que achei mais interessantes são realizados entre Polônio e seus filhos. Ele sempre os aconselhou de forma prudente, e suas palavras são validas até os dias atuais, mostrando que uma boa obra literária transcende o tempo.

Temos ainda que enquadrar a trama em seu cenário histórico, em que a Dinamarca estava em guerra com a Noruega, é o príncipe norueguês Fórtinbras, estava na eminencia de invadir o país, criando assim uma agravamento na instabilidade do rei, fazendo com que esse tivesse a necessidade de unificar as suas forças e reforças o seu poder.

Bjos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s