Resenha: O Assassinato do Arquiduque- Greg King e Sue Woolmans

O_ASSASSINATO_DO_ARQUIDUQUE_1403685307B.jpg

Ficha Técnica: 

Título: O Assassinato do Arquiduque

Autor (a): Greg King e Sue Woolmans

Editora: Cultrix

Gênero: História Geral

Edição: 1º

Páginas: 400

Ano: 2014

Sinopse:

No verão de 1914, três grandes impérios dominavam a Europa: Alemanha, Rússia e Áustria-Hungria. Quatro anos depois, todos haviam desaparecido no caos da Primeira Guerra Mundial. Um acontecimento precipitou o conflito e por trás dele havia uma trágica história romântica. Quando o herdeiro do trono austríaco, o arquiduque Francisco Fernando, casou-se por amor contra a vontade do imperador, ele e sua esposa, Sofia, passaram a ser hostilizados e evitados. Os projéteis disparados em Sarajevo não apenas puseram fim à sua história de amor, como também levaram à guerra e desencadearam outros conflitos nas décadas seguintes.
Num brilhante cenário de luxo e ostentação, O Assassinato do Arquiduque combina histórias da realeza europeia, romance comovente e crime político num palpitante retrato do fim de uma era. Cem anos depois, esta obra desvenda a surpreendente verdade por trás dos assassinatos – inclusive a cumplicidade da Sérvia – e passa em revista boatos de conspiração e negligência oficial.
O incidente de Sarajevo condenou os filhos do casal a vidas marcadas por perdas, exílio e horrores nos campos de concentração nazistas, entre outras consequências terríveis provocadas pela morte dos pais. Desafiando mitos acumulados em livros e filmes sobre o tema ao longo de um século, O Assassinato do Arquiduque se apresenta como uma história de amor profundamente humana, destruída pelo crime, pela revolução e pela guerra.

Resenha: 

Esse é um livro completo sobre a vida e morte do arquiduque Francisco Fernando, e como o atentado que tirou a sua vida e a de sua esposa foi responsável por um dos períodos mais tenebrosos da história mundial.

O livro é todo embasado em documentos, cartas, fotos e relatos de pessoas ligadas a família real, o que demonstrou que os autores tiveram uma preocupação de retratar a realidade da vida dessa personalidade emblemática e por vezes mal compreendida, mesmo entre seus súditos.

Gostei de ter acesso a essa história, principalmente ao material extra disponibilizado ( mapas, árvores genealógicas, fotos, biografia rica, além das notas separadas por capítulos) que fez com que eu entendesse de forma mais clara o que estava sendo repassado, além de enriquecer o conhecimento recém adquirido.

Ao estudar o assunto da Primeira Guerra Mundial, todos acabamos por ler algo sobre o assassinato do arquiduque, mas acredito que como eu, muitos de vocês se contentaram com aquelas informações superficiais que temos acesso nos livros de história, sem nunca se preocupar em compreender como era a vida de Francisco Fernando, quem era a sua esposa, que história de amor incrível os unia, como a vida de seus filhos foi totalmente alterada.

Tive a grata surpresa ao perceber de que além de um excelente livro biográfico, esse também era um romance de época incrível.

Francisco Fernando, era um homem reservado, e por isso era visto como arrogante e frio pelo seus pares, o que me surpreendeu, uma vez que ele me pareceu ser um homem correto e bastante sensato, mesmo para a época. Talvez a visão de sua corte se dava ao medo de suas ideias liberais, o que se acentuou quando ele veio a casar com Sofia, uma moça que não fazia parte da família real, não sendo portanto uma noiva adequada a ele.

Também fiquei surpresa ao notar o quanto alguns membros da família real eram fofoqueiros, invejosos e egoístas, além de fortemente ligados a uma ideia de tradição que excluía pessoas que não tivesses linhagem considerada pura ( tinham que ter 8 gerações sem mácula), o que é um absurdo.

Esse livro me abriu a mente para esse gênero, que até então eu nunca tinha tido interesse em ler, fiquei fascinada pela história e espero ter acesso a muitas outras, tão bem escritas quanto essa.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s