Resenha: 127 Horas- Aron Ralston

127_HORAS_1297958640B

Ficha Técnica: 

Título: 127 Horas

Autor (a): Aron Ralston

Editora: Seoman

Gênero: Auto-biográfica / Drama

Edição: 1º

Páginas: 416

Ano: 2011

Sinopse:

É uma extraordinária história de sobrevivência – o doloroso relato de Aron Ralston, que passou seis dias preso em um dos lugares mais remotos dos Estados Unidos, e como um ato repleto de coragem o trouxe de volta para casa.
Tudo começou com uma caminhada pelo Parque Nacional de Canyonlands, em Utah, na tarde de um sábado quente. Para Aron, um experiente alpinista de vinte e sete anos, um passeio pelo remoto cânion Blue John era uma oportunidade de dar um tempo das escaladas invernais nos difíceis e altos picos do Colorado. Apesar de ter conhecido duas charmosas garotas ao longo do caminho, no começo da tarde já estava sozinho, apenas com a beleza natural do lugar ao seu redor. Às 14h41, ele estava a treze quilômetros de onde havia estacionado, em uma fenda profunda e estreita do cânion, quando desalojou uma rocha de quase meia tonelada que caiu sobre a sua mão direita e o pulso. E, a partir daí, começaram os seis dias mais infernais da vida de Aron.
Com pouca água e comida, sem uma jaqueta para enfrentar as noites geladas, ele lembrou que não havia avisado ninguém para onde estava indo, e essa demora em se soltar poderia ser fatal, já que poderia morrer desidratado ou afogado em uma inundação – ele estava 30 metros abaixo do nível do solo.
Usando sua câmera de vídeo, Aron começou a gravar mensagens de despedida para sua família e amigos, agradecendo a vida cheia de aventuras, esperando que alguém achasse essa gravação com seus últimos dias de vida. Mas na manhã de quinta-feira ele teve uma inspiração divina que poderia resolver o “enigma” da rocha, um extremo e desesperado ato de bravura que salvaria a sua vida. 127 Horas é um inspirado relato escrito de forma brilhante, engraçada e honesta, de como a morte encontra a vida. Uma história que estará para sempre entre os livros clássicos de aventura.

Resenha:

Aron Ralston é um experiênte alpinista que se viu em apuros após uma caminhada no Parque Nacional de Canyonlands, em Utah. Ele relata todo o drama vivido nesse livro incrível.

A primeira impressão que tive foi de como o autor e também personagem principal do livro (auto- biográfico) era completamente louco e inconsequente, já que durante a sua vida ele passou por diversos apuros nas aventuras que se propôs a realizar.

download

Mas essa visão foi mudando com o decorrer da leitura, uma vez que foram os erros anteriormente cometidos que fizeram com que Aron procura-se  aprimorar cada vez mais as suas habilidades de sobrevivência, buscando adquirir conhecimento em diversas áreas ligadas a sua profissão.

A luta de Aron pela sobrevivência é chocante, a forma como ele descreve cada emoção, cada tentativa de se libertar e voltar para casa e para os seus amigos, acaba por prender o leitor na narrativa.

Em muitos momentos imaginei como reagiria se estivesse na mesma situação, chegando sempre a mesma conclusão, de que entraria em desespero e acabaria cometendo algum ato imprudente que me levaria a uma morte lenta e muito dolorosa.

127-horas_aron-ralston-400x273

O que Aron passou no remoto cânion Blue John, foi de tal importância que acabou mudando a visão de algumas pessoas sobre o suicídio, uma vez que ele lutou tão bravamente pela sua vida. Ele mesmo relata no final do livro que se tivesse a oportunidade de voltar no tempo, faria as mesmas escolhas, uma vez que a trajetória que percorreu fez com que ele fosse o homem que é hoje, mais prudente e confiante.

Para quem quiser saber mais sobre a história de Aron, tem diversos textos adicionais na internet e em sua página pessoal, em que ele relata as suas aventuras, além do filme 127 horas, que foi indicado ao Oscar em 2010.

Bjos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s