Resenha: Entrevista Com o Vampiro – Anne Rice

ENTREVISTA_COM_O_VAMPIRO_1394246743B.jpg

Ficha Técnica: 

Título: Entrevista Com o Vampiro

Autor: Anne Rice

Editora: Rocco

Gênero: Literatura Estrangeira

Edição: 1º

Páginas: 334

Ano: 2009

Sinopse:

” – Como aconteceu? – Existe uma resposta muito simples, mas não acredito que quer as respostas simples. Acho que quero contar a verdadeira história… ” E a verdade será contada. Assustadora, erótica, estranha, perversa e irresistível. Esses adjetivos normalmente assombram o nosso imaginário a respeito de vampiros, mas a série das Crônicas Vampirescas, criada por Anne Rice, usa esse imaginário apenas como uma entrada num “banquete” muito mais que simplesmente macabro. Escrita em 1976, Entrevista com o Vampiro inicia a série que apresentou a rainha dos Condenados e o vampiro Lestat de Lioncourt, levando os críticos à descoberta de que trata-se da sedutora história de horror do nosso tempo. Uma história que começa com a ousadia dum jovem jornalista entrevistando Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, personagem apaixonante que terminará, ao longo da série, arrebatando multidões como um astro. ” – Quer dizer que ele sugou seu sangue? – Sim, o vampiro sorriu. É assim que acontece. ” Louis, esse vampiro que recusa-se a livrar-se das características humanas e aceitar a perversão que marca os vampiros, continua a contar a história desde o início: ” – Escute, mantenha os olhos abertos, sussurrou Lestat com os lábios encostados no meu pescoço. – Lembro que o movimento dos seus lábios arrepiou todos os cabelos do meu corpo, enviando uma corrente de sensações que não eram diferentes do prazer da paixão… ” É um mundo fantástico impressionante, um mundo gótico e romântico, criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector.

Resenha:

Louis de Pointe du Lac, é um vampiro recém criado.

Anos se passaram e ele encontra um jovem em um bar, resolve então contar a sua história para ele. Aqui temos todo o drama desse personagem marcante, as dores que sentiu em vida, a curiosidade que o levou a aceitar ser transformado, o arrependimento ao ver o que seria necessário para se manter, a desilusão, o amor por Claudia, a admiração por Lestat, mesmo que ele tenha demorado muitos anos para reconhecer.

Louis representa enquanto vampiro o mal de seu século, com toda a culpa e remorso, permeada pela apreciação do humano e da vida como um todo.

Meu primeiro contato com essa obra se deu através do filme de 1994, estrelado por Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas. Desde essa época eu me encantei pela história, embora tenha passado a gostar de fato quando entrei em contato com o livro, a escrita de Anne Rice e cativante e envolvente, nos deixando imersos em cada detalhe exposto.

Esse livro tem uma pegada filosófica, contemplativa, versando sobre questões complexas da psique humana.

Para quem gosta de uma boa história de vampiros, sugiro que comece por essa obra. Fora que temos o primeiro contato com o querido Lestat, personagem principal de diversos livros da autora. Mas não se engane, aqui Lestat não é apresentado como nenhum vilão, pelo contrário, ele faz parte da triade ( Louis, Lestat e Claudia), onde ele tem que lutar contra a solidão, enquanto Louis é o vampiro que demonstra o encantamento com as possibilidades que sua nova condição. Para mim, Claudia é a vampira mais cruel desse livro, matando sem um pingo de remorso, talvez isso se deva ao fato de que foi transformada ainda na infância, não tendo tido tempo de desenvolver o seu lado emocional de forma adequada.

De qualquer forma, recomendo a leitura desse livro, assim como de toda a obra da autora (das crônicas vampirescas e dos livros das bruxas), mas faça o mesmo com tempo e cuidado, para perceber todos os detalhes que ficam subentendidos.

Bjos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s