Resenha: Doze Anos de Escravidão- Solomon Northup

12_ANOS_DE_ESCRAVIDAO_1491100513369539SK1491100514B

Ficha Técnica: 

Título: Doze Anos de Escravidão

Autor: Solomon Northup

Editora: Companhia das Letras

Gênero: Biografia/ Memória

Edição: 1º

Páginas: 252

Ano: 2014

Sinopse:

12 Anos de Escravidão narra a história real de Solomon Northup, negro americano nascido livre que, por conta de uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Durante os doze anos que se seguiram ele foi submetido a trabalhos forçados em diversas fazendas na Louisiana.
Esse relato autobiográfico, publicado depois da libertação de Northup, em 1853, logo se tornou um best seller, e hoje é reconhecido como a melhor narrativa sobre um dos períodos mais nebulosos da história dos Estados Unidos. Verdadeiro elogio à liberdade, essa obra apresenta o olhar raro de um homem que viveu na pele os horrores da escravidão.

Resenha:

Solomon Northup, era um homem livre, em torno dos seus 32 anos, casado, com filhos, um bom tino para os negócios, com uma vida agradável e um dom natural para tocar violino.

Ele era conhecido em sua região, sendo admirado por todos com quem vinha a se relacionar. Por causa de seu talento, ele foi apresentado a dois homens brancos que o ofereceram uma ótima proposta de emprego, que ele nem ao menos pensou em recusar.

Saiu então do conforto de sua casa, da segurança que o Norte oferecia aos homens negros, e seguiu em direção ao Sul dos Estados Unidos. Ele não tinha a mínima noção do quanto a sua vida iria mudar desde então.

Solomon foi enganado, teve seu dinheiro roubado, foi drogado e vendido como escravo. Nesse ponto essa terrível história se inicia.

12-anos

Aqui temos um relato real da vida de Solomon, ele escreveu esse livro como uma forma de denunciar as atrocidades que eram cometidas contra as pessoas de sua cor, nos estados sulistas, além de tentar exorcizar todo o mal que tinha sido praticado contra ele e contra seus amigos de cativeiro.

Solomon, passou 12 anos servindo como escravo em plantações de algodão, cana-de-açúcar, e fazendo todos os tipos de trabalhos manuais que lhe exigiam. Sua vida não foi fácil, ele sofreu atentados a sua integridade física e psicológica, poderia inclusive ter sido quebrado durante esse tempo, mas o amor pela sua família e o desejo de readquirir a sua liberdade, lhe manteve focado.

img-1021515-12-anos-de-escravidao

Esse livro foi adaptado para o cinema em 2013, sendo posteriormente indicado para o Oscar, onde ganhou 3 das 9 estatuetas as quais estava concorrendo, sendo elas de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong’o) e Melhor Roteiro Adaptado.

Recomendo esse livro a todas as pessoas.

Bjos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s