Resenha: A Bolsa Amarela- Lygia Bojunga

A_BOLSA_AMARELA_1282599873B

Ficha Técnica: 

Título: A Bolsa Amarela

Autor: Lygia Bojunga

Editora: Casa Lygia Bojunga

Gênero: Infantil

ISBN: 98589020037

Edição: 1º

Páginas: 135

Ano: 2013

Sinopse:

A Bolsa é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) – a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação – por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio “criança não tem vontade” – essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

Resenha:

Vamos falar de uma garota especial, que tem 3 desejos bem peculiares, ela quer ser grande, quer ser um garoto, mas também deseja ser uma escritora.

Lygia Bojunga, escreveu um livro sensível e cheio de alegorias de grande impacto. Não se engane com a capa ou com o título, esse livro é profundo e pode ser desfrutado por pessoas de todas as idades.

Raquel é provavelmente uma garota na faixa dos 8 a 9 anos, ela é a quarta filha de um casal, seu nascimento não foi planejado e por esse motivo ela é por muitas vezes excluída.

Essa garotinha, nos leva a refletir sobre o papel da mulher na sociedade, mostrando que não adianta ser só um rosto bonito, mas que a mulher tem sim, que está constantemente buscando o aperfeiçoamento, se instruindo e lutando por igualdade.

Raquel, vem de uma família que não a apoia, que em todas as oportunidades a ridiculariza e polda os seus sonhos, assim ela vai reprimindo os seus desejos, desistindo temporariamente de seus sonhos por medo de que riam dela, isso faz com que a garota perca a confiança em si.

Mas a garota usa a sua criatividade e o desejo de se tornar uma grande escritora, para criar um mundo lúdico em que se refugia, até ter força suficiente para se impor, expressando o seu pensamento de uma forma clara.

Para isso ela conta com a ajuda de alguns personagens: O galo Afonso (que é um personagem feminista), o guarda-chuva, o alfinete ( que é leal), o galo de briga ( com seu pensamento costurado) e a famosa bolsa amarela ( que está cheia e pesada, por conter suas vontades reprimidas).

Esse é um livro que todas as pessoas deveriam ler, eu até então não tinha conhecimento dessa autora e de sua obra, mas já estou querendo ler tudo o que ela publicou, acredito que o mesmo acontecerá com você.

Bjos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s