Resenha: Carolina- Sirlene Barbosa

CAROLINA_1465329553590103SK1465329553B

Ficha Técnica: 

Título: Carolina

Autor: Sirlene Barbosa

Editora: Veneta

Gênero: Biografia/ HQ

ISBN: 8563137581

Edição: 1º

Páginas: 128

Ano: 2016

Sinopse:

Carolina Maria de Jesus foi um dos grandes fenômenos literários do Brasil nos anos 1960. Seu livro de estreia, Quarto de Despejo, ficou no topo da lista de mais vendidos e foi publicado em mais de 13 países. Negra, pobre, moradora da favela do Canindé, zona norte de São Paulo, e mãe de três, Carolina narrava no livro seu cotidiano na favela. Foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que a ajudou a publicar o trabalho. A história de luta, fama e declínio de umas das mais marcantes vozes femininas da literatura brasileira está em Carolina, biografia em quadrinhos de João Pinheiro e Sirlene Barbosa. O livro narra sua infância pobre em Minas Gerais, sua vida sofrida em São Paulo, a fama, as ilusões, as decepções e o esquecimento.

Resenha:

Carolina de Jesus, catadora de lixo, moradora de favela, mãe solteira, escritora e sonhadora.

Essa mulher de personalidade forte tem sua história retratada nessa HQ, que conta alguns trechos de sua vida.

Ela estudou por apenas dois anos, mas quando descobriu que sabia ler, se encantou de tal forma pelo mundo mágico que encontrou nos livros, que simplesmente não conseguia parar.

Carolina, nunca se deixou desanimar pela vida dura, ela sempre teve o sonho de ter seus escritos publicados. Esse sonho se realizou em 1960, quando um jornalista a descobriu no lixão.

Ela ficou em primeiro lugar na lista de mais vendidos, chegou a vender um milhão de cópias, foi publicada em 20 países, 17 línguas diferentes. Carolina ganhou o mundo.

Infelizmente ela se viu alvo de preconceitos durante toda a sua vida. No lixão era menosprezada, por ser uma leitora avisa e por passar a ideia de que se considerava melhor do que os demais por isso. Nas ruas, era vista como a mulher negra e pobre. Mesmo depois de ganhar fama, Carolina notou que seus novos vizinhos de classe média, a desprezavam, por ser ex moradora de favela e ex catadora de lixo.

Mas essa mulher revolucionou a escrita no Brasil, ela veio de uma minoria e mostrou a todos que quando se tem um sonho, e se persiste nele, a pessoa pode sim realizar o seu intento.

Já havia visto resenhas sobre essa autora, a conheci um pouco mais através dessa HQ, agora quero ler seus livros, sei que eles vão me acrescentar muito.

Bjos!

Anúncios

2 comentários em “Resenha: Carolina- Sirlene Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s