Resenha: Habibi- Craig Thompson

HABIBI_1342119583B.jpg

Título: Habibi

Autor: Craig Thompson

Editora: Quadrinhos na Cia

Gênero: HQ

Edição: 1º

Páginas: 672

Ano: 2012

Sinopse:

Habibi é a saga de dois escravos fugitivos, unidos e separados pelo destino, vivendo no limite que separa a tradição da descoberta. Dodola, uma garota perspicaz e independente, foge de seus captores levando consigo um bebê. Eles crescem juntos no deserto, sozinhos em um navio naufragado na areia. Em meio a sentimentos cada vez mais conflitantes, os dois passam o tempo contando histórias. Assim, somos apresentados também à origem do islamismo e de suas tradições, conforme as narrativas se combinam numa trama de aventura, romance, filosofia e tragédia. Para contar a saga de Dodola e Zam, Craig Thompson recorreu ao Corão e às Mil e uma noites. Do primeiro, colheu o próprio estilo do livro, inspirado na caligrafia árabe, e também as narrativas do texto sagrado dos muçulmanos, recriadas com maestria pela pena do autor. Do segundo, tirou um cenário fantasioso, repleto de lendas e histórias, uma versão quase mitológica da nossa ideia de Oriente. Ambientado nos dias de hoje, Habibi não se passa em nenhum país conhecido. É uma terra igualmente fantástica e concreta, onde questões presentes se misturam a indagações ancestrais. Crítica social, questionamentos ecológicos, paralelos entre religião e amor: tudo encontra seu lugar nesta narrativa tão épica quanto particular. Fruto de sete anos de pesquisas e trabalho, Habibi é um monumento do quadrinho moderno e uma resposta atual a questões que nos perseguem desde sempre. – “Cortante, Habibi é um enorme feito de pesquisa, cuidado e tinta preta, e um lembrete de que todos os ‘povos do livro’, apesar das diferenças, dividem um mosaico de histórias.” Zadie Smith, Harper’s Magazine.

Resenha:

Que graphic novel incrível, simplesmente maravilhosa, valeu a pena cada centavo que gastei nela.

Temos um pouco mais de 600 páginas, mas a leitura flui muito bem, pois a história é envolvente e o traço gráfico é lindo, o que ajuda a prender a atenção do leitor.

Esse é um reconto da história das Mil e Uma Noites, que traça a vida de Dodola, desde a infância até a vida adulta.

Dodola, é inicialmente uma garota muito curiosa, que vem de uma família com poucos recursos, o que faz com que seu pai a case com um homem muito mais velho do que ela, em troca de um dote. O triste é que a menina tem em torno de 10 a 11 anos, está apavorada e tem que descobrir como lidar com sua nova situação.

Mas ela é inteligente e bem decidida, logo arruma uma forma de se sair bem. Porém o destino teima em deixa-la em situações cada vez mais complicadas.

Essa HQ, trata sobre tudo da possibilidade de se encontrar o amor nos lugares mais improváveis, além é claro de deixar a lição de que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, mesmo que no inicio as coisas possam parecer difícil de serem alcançadas.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s