Resenha: A Garota Exemplar -Gillian Flynn

GAROTA_EXEMPLAR_1411762131B

Ficha Técnica: 

Título: A Garota Exemplar

Autor: Gillian Flynn

Editora: Intrínseca

Gênero: Literatura Estrangeiro

Edição: 1º

Páginas: 448

Ano: 2014

Sinopse:

Desde sua publicação, em 2012, Garota exemplar tornou-se sucesso de público e crítica, alcançando o topo das mais prestigiadas listas de mais vendidos ao redor do mundo e consagrando sua autora, Gillian Flynn, como a mais aclamada escritora de suspense da atualidade. Agora, a trama sobre o casamento que sai tragicamente dos eixos chega aos cinemas, numa superprodução da Twentieth Century Fox dirigida por David Fincher (A rede social e Clube da luta) e estrelada por Ben Affleck e Rosamund Pike. O roteiro é assinado pela própria Gillian Flynn.
O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens
do diário de Amy revelam um casamento tumultuado mas ela estaria contando toda a história?
Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar. Magistralmente bem construído do início ao fim, Garota exemplar é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina.

Resenha

Eu tive contato com o filme baseado nesse livro, e simplesmente adorei o mesmo. Pensei que o mesmo ocorreria ao ler o livro, qual foi a minha surpresa quando a expectativa que tinha não se confirmou.

A leitura foi arrastada, um pouco cansativa, os personagens eram chatos. O livro só melhorou de fato nas ultimas 50 páginas.

Amy, é uma mulher casada, que teve uma série de livros baseados em sua vida, eles foram escritos por seus pais, e estes a descreviam como a garota perfeita que sempre agia da forma correta e que praticamente não tinha nenhum defeito.

A Amy exemplar cresceu, tornou-se uma mulher calculista e manipuladora, achava-se a dona da razão, que inclusive tinha o direito de punir da forma mais cruel possível, qualquer um que fosse contra a sua vontade.

Foi o que ela fez com o seu marido adultero, e essa é a história do plano mirabolante que essa personagem armou.

O que não me convenceu foi que uma mulher que é descrita como altamente inteligente e organizada, tem a personalidade de uma adolescente mimada, beirando a irracionalidade. Amy é chata, dramática, psicopata.

O marido dela por outro lado é um homem fraco, manipulável, também mimado, ou seja, a combinação dificilmente daria certo. E não deu.

Sei que tem muita gente que adora esse livro, eu definitivamente não sou uma delas, portanto nem irei recomendar a leitura. Embora tenha outros livros da autora que eu gosto muito, como é o caso de Objetos Cortantes e o Adulto.

Bjos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s