Resenha: It: A Coisa- Stephen King

A_COISA_1400263700B

Ficha Técnica: 

Título: It A Coisa

Autor: Stephen King

Editora:Suma de Letras

Gênero: Suspense/ Terror

ISBN: 9788560280940

Edição: 1º

Páginas: 1103

Ano: 2014

Sinopse:

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em ‘It – A Coisa’, clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

Resenha:

O livro se divide em 5 partes e conta a história de Bill e seus amigos, que durantes as férias escolares em 1958, tiveram que enfrentar  Pennywise, também conhecido como o palhaço, ou It- A coisa.

Esse mostro era na verdade um ser que caiu em nosso planeta, e que durante centenas de anos, se alimentou do medo da população de uma pequena cidade chamada Derry.

O monstro tem um ciclo de 25 a 27 anos de hibernação, seguido de alguns meses em que ele acorda e se alimenta de crianças.

Logo na primeira parte do livro somos apresentados a Bill, garoto gago e inteligente, que perdeu o irmão George, para a coisa. Esse acontecimento molda todo o desenrolar da trama. Bill se une a vários outros garotos e a uma garota, formando o clube dos otários, que funciona como uma rede de apoio para os meninos que  são vistos como rejeitados e desajustados, assim eles se protegem dos garotos maiores, criam um vinculo de amizade e posteriormente caçam a coisa.

Na parte dois, somos apresentados ao sete garotos: Bill ( o gago, líder do grupo,  virou escritor), Michael Hanlon ( garoto negro que perdeu os pais em um incêndio e que se torna o bibliotecário de Derry), Richard Tozier ( comediante, faz várias imitações), Eddie Kaspbrak ( garoto hipocondríaco, vira motorista de limousine), Stanley Uris ( contador), Beverly Marsh  ( a única garota, vira estilista), Ben Hanscom ( gordinho, que vira arquiteto).

Na Terceira parte, temos o reencontro dos garotos após 27 anos. Seis deles sairão de  Derry, tiveram vidas bem sucedidas e esqueceram tudo o que aconteceu em seu infância. Só Michael permaneceu na cidade, ele teve a função de reunir o grupo quando a coisa voltou a atacar.

Quarta parte, começa a contar fatos da infância dos garotos, como eles eram perseguidos por  Henry ( garoto violento, que tinha um pai abusivo) e seus amigos. Outros personagens passam a ser melhor apresentados, como é o caso do pai de Bev, que tinha uma atração sexual pela filha.  A mãe de Eddie, que tinha medo de perde-lo, por esse motivo criou no filho a ideia de que ele sofria de algumas doenças, que não existiam.

Parte cinco, traz o final da história dos garotos e da coisa, deixando claro o que aconteceu com cada um deles, além de fazer altas revelações que me passaram despercebidas nos outros capítulos.

O livro é simplesmente maravilhoso, não é atoa que ele foi adaptado para o cinema e para TV. E quase que impossível não se envolver com os personagens, seus dramas, dores, alegrias. O autor conseguiu fazer um livro completo, que fecha perfeitamente, sem nenhuma ponta solta, super recomendo.

Bjos!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s