Resenha: Sejamos Todos Feministas- Chimamanda Ngozi Adichie

121765721_1GG

Ficha Técnica: 

Título: Sejamos Todos Feministas

Autor: Chimamanda Ngozi Adichie

Editora: Companhia Das Letras

Gênero: Ciências Humanas e Sociais – Sociologia

ISBN: 9788535925470

Edição: 1º

Páginas: 64

Ano: 2016

Sinopse:

O que significa ser feminista no século XXI – Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!'”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

Resenha:

Nunca imaginem que um livro tão pequeno, pudesse trazer tantas informações maravilhosas em suas páginas.

Tive contato com essa obra primeiramente atravez do TED, mas não resisti a necessidade de ter a obra física em mãos. Ela com toda certeza fará parte da minha estante permanente, e um dia eu darei esse livro para a minha filha ler.

Chimamanda, é um nigeriana, feminista, que aos 19 anos se mudou para os Estados Unidos, para cursar fazer faculdade. A partir da observação de situações nas quais ela estava inserida, ela foi formando a sua personalidade feminista, sem nem ao menos saber o que era feminismo na época.

A partir de uma conversa simples, em que ela foi expondo situações básicas, que acontece com qualquer mulher, em qualquer país do mundo, Chimamanda fez o publico tomar consciência da discrepância com que tratamos homens e mulheres ao longo dos anos.

Se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal. Se vemos uma coisa com frequência, ela se torna normal

Fomos nos acostumamos com as frases, “Isso não é coisa de mulher”, ” Meninas devem brincar com bonecas”, ” Homens se afastam de mulheres em situação de poder, elas os intimidam”…

Essas frases se tornaram tão comuns, que passamos a aceita-las com verdades absolutas, e como tal, não devendo ser questionadas.

Em um mundo globalizado, em que os relacionamentos se tornam cada vez mais superficiais, e necessário ensinar as nossas meninas, que elas não devem se submeter a posicionamentos machistas, que as diminuem e por vezes denigrem a sua imagem perante a terceiros.

Todas devemos tomar consciência do nosso valor, independente do sexo.

A questão de gênero, como está estabelecida hoje em dia é uma grande injustiça. Estou com raiva. Devemos estar com raiva. Ao longo da história, muitas mudanças positivas só aconteceram por causa da raiva.

Então, sejamos todas feministas, hoje e sempre.

Bjos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s