Resenha: Outras Formas de Usar a Boca- Rupi Kaur

131483815_1GG

Ficha Técnica: 

Título: Outros Jeitos de Usar a Boca

Autor: Rupi Kaur

Editora: Planeta

Gênero: Poesia

ISBN: 788542209303

Edição: 1º

Páginas: 2008

Ano: 2017

Sinopse:

Esse livro, é bem difícil de ler. Os temas são pesados, é a autora os aborda de uma forma direta, sem filtro para amenizar o impacto, acredito que essa tenha sido de fato a intenção.

O livro é dividido em quatro partes: a dor, o amor, a ruptura e a cura.

Quando você ler algo que poderia ter sido escrito ou falado por qualquer criança que sofreu abuso sexual, físico ou psicológico, sendo esse praticado por alguém que deveria protege-la e que não o fez. Não há, como não se sensibilizar.

A cada trecho lido, eu sentia uma nova angustia, um sentimento de empatia por essas pessoas que sofrem caladas, por acharem, que não tem a quem recorrer.

como é tão fácil pra você
ser gentil com as pessoas ele perguntou
leite e mel pingaram
dos meus lábios quando respondi
porque as pessoas não foram
gentis comigo

A escrita da autora é impactante. Ao mesmo tempo que temos poemas que vem recheados de muita dor e angustia, temos personagens fortes, que lutam para se superar e para evoluir.

ela era uma rosa
mas quem a pegou na mão
não tinha intenção
de guardá-la

Temos aqui, um livro no mínimo interessante, que fala sobre representatividade feminina, auto conhecimento, busca de liberdade, de tentar descobrir qual é o seu papel no mundo, qual o seu espaço.

eu sei que o mundo te despedaçou. foi com
tudo pra cima de você. não te culpo por não saber
ser delicado comigo. às vezes fico acordada pensando
em todos os machucados que você tem e nunca vai
dizer

Eu não sou fã de poesia, nunca foi o tipo de leitura que me chamasse a atenção, mas algumas vezes acabo por encontrar livros desse gênero que me tiram da minha zona de conforto, e quando isso ocorre, eu me entrego completamente, foi o que ocorreu com “Outros jeitos de usar a boca”.

Os poemas são curtos, o que torna a leitura rápida, porém reflexiva. Tem alguns desenhos, que fazem relação aos poemas. Eu indico a leitura, com a certeza de que você vai se identificar com pelo menos um dos casos apresentados.

Bjos!

 

Deixe um comentário

