Resenha: Todas as Histórias do Analista de Bagé- Luis Fernando Veríssimo

190571_1GG

Ficha Técnica: 

Título: Todas as Hisórias do Analista de Bagé

Autor: Luis Fernando Verissimo

Editora: Objetiva

Gênero: Literatura

ISBN: 857302464X

Edição: 1º

Páginas: 80

Ano: 2012

Sinopse:

O Analista de Bagé um dos personagens mais marcantes de Luis Fernando Verissimo, e está de volta numa reedição atualizada com histórias deliciosas deste clássico do humor brasileiro.
Com seu humor cáustico, o analista trata os males da alma como quem amansa cavalo xucro, conquistando seus leitores no laço. Impossível resistir ao seu charme. “Se abanque, índio velho. A sessão está apenas começando”, avisa o amoroso e alucinado psicanalista.

Resenha:

O Analista de Bagé é um psicanalista divertido, que criou um tipo de terapia nova, pouco convencional, mas que acaba fazendo sucesso.

Nesse livro, temos algumas história protagonizadas por esse personagem. O livro é curtinho, mas muito engraçado, o que torna a leitura rápida.

O psicanalista criou a terapia do joelhaço, que é constantemente abordada, assim como a relação do personagem e sua secretária, ou os detalhes de sua sala de atendimento, seu diva e alguns objetos.

O personagem se torna tão famoso, que acaba achando necessário criar um método de triagem, em que aceita tratar apenas os casos mais difíceis. Sempre oferecendo chimarrão aos seus paciente e s convidando a se deitarem em seu pelego, ao invés de um diva.

Alguns personagens como o gaúcho, são estereotipados, o que acaba por criar um choque no leitor, afinal de contas nem todo gaúcho é machista, nem ao menos gay. Isso foi de longo o que mais me incomodou, o tom homofóbico e as piadinhas machistas direcionadas as personagens femininas,

Não sei se o livro tinha o intuito de ser uma crítica a esse tipo de visão, ou se era realmente uma exposição da forma de pensar do autor, espero sinceramente que seja a primeira opção.

De qualquer forma, a leitura me agradou, foi fluida, e trouxe elementos do sul do país, que me é pouco conhecido, uma vez que sou nordestina, e ainda não tive a oportunidade de conhecer o sul e sudeste.

Bjos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s