Resenha: Cartas de Amor aos Mortos- Ava Dellaira

119769351SZ

Ficha Técnica: 

Título: Cartas de Amor aos Mortos

Autor: Ava Dellaira

Editora: Seguinte

Gênero: Juvenil – Literatura Juvenil

ISBN: 9788565765411

Edição: 1º

Páginas: 376

Ano: 2014

Sinopse:

Alguns segredos só conseguimos contar aos nossos maiores ídolos.
Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop¿ apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.
Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era: encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um, é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Resenha:

Esse foi um daqueles livros que comprei pela capa, é que acabou por me surpreender de forma positiva. Logo nas primeiras páginas me vi envolvida na história, sem conseguir parar de ler, afinal os capítulos são curtos e por serem escritos na forma de cartas, dão um prazer a mais.

Aqui temos a história de Laurel, garota tímida, que acaba de ingressar no segundo-grau, é que tenta superar a morte precoce de sua irmã, que se suicidou.

Laurel, recebe uma tarefa de casa, na qual tem que escrever uma carta, para uma personalidade qualquer, mas ela acaba escrevendo várias cartas, para várias personalidades que marcaram a sua vida, durante esse processo, ela acaba por revisitar fatos importantes que aconteceram com ela.

May, era um modelo para Laurel, elas eram muito próximas, faziam quase tudo juntas, e uma protegia a outra, mesmo que elas não entendessem isso na época. Apos a morte da irmã, Laurel teve que lidar não só com o luto, mas com um trauma sofrido e com a culpa que acompanha os sobreviventes de um grande desastre.

Em meio a toda essa confusão, vemos surgir grandes amizades, um amor arrebatador entre a protagonista e Sky, o menino gato, retraído, que guarda alguns segredos, mas nem por isso deixa de ser um fofo.

O interessante desse livro, é a evolução da protagonista, que vai percebendo através de suas experiencias, que tem que mudar de atitude, e para isso ela terá que desconstruir a imagem de perfeição que criou ao redor da irmã morta.

Perceber que May, era humana, que tinha problemas como todos, e que optou por esconde-los, foi crucial, para que Laurel tomasse uma atitude oposta a da irmã, enfrentando assim os seus demônios, contando com a ajuda dos amigos, da família,e principalmente tomando consciência de que, por pior que o problema possa se apresentar naquele momento, ele vai passar com o tempo.

A última carta, destinada a irmã, ao meu ver foi a mais tocante, ela estava recheada de sentimentos como amor, e principalmente perdão. A protagonista não só perdoa a irmã, mas acaba também por se perdoar, assim a sua vida ganha um proposito, uma direção.

Esse livro é tocante, escrito em um tom leve, romântico e simples,  que encanta o leitor.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s