Resenha: O Guarani- José de Alencar

7015719_1gg

Ficha Técnica: 

Título: O Guarani

Autor: José de Alencar

Editora: Saraiva

Gênero: Literatura Brasileira-Romances

ISBN: 9788502079335

Edição: 1º

Páginas: 336

Ano: 2009

Sinopse:

Por fim Peri fez um esforço supremo, e a custo conseguiu quebrar o encanto que o prendia, e o conservava imóvel, como uma estátua, diante da linda menina adormecida. Reclinou sobre o sofá e beijou respeitosamente a fímbria do vestido de Cecília; quando ergueu-se, uma lágrima triste e silenciosa que deslizava pela sua face, caiu sobre a mão da menina.

Resenha:

É um romance, que foi escrito por José de Alencar, inicialmente em folhetim, é após uma pequena revisão foi publicado em forma de livro.

José de Alencar, foi aquele autor que fez eu me apaixonar por leitura. Seu romance Iracema, é o primeiro livro que mexeu realmente comigo, desde então, não consegui mais parar. Logo minha escolha desse livro, para constar na meta de leitura nacional, era obvia.

guarani_spacca7

Peri, índio goitacá, é o tipo de herói romântico, devotado a sua amada. A quem vê como uma espécie de encarnação divina, pura, ingenua e digna de devoção, um ser inatingível.

Cecília de Mariz, é essa virgem, amada pelos pais, desejada pelos homens que a cercam, mas que de nada se apercebe, uma vez que está voltada a contemplação da natureza. Por vezes, Cecília age de forma imprudente e não é raro ter acessos de criancice, quando suas vontades não são prontamente satisfeitas, mas a jovem logo se arrepende.

Ela vê Peri, como a um servo leal, que por vezes se sacrificou para lhe salvar a vida. Peri, a vê como a sua senhora, a quem deve toda a lealdade e submissão.

Ainda temos a presença de figuras coadjuvantes, como Isabel ( meia irmã de Cecília) que é apaixonada por Álvaro, guerreiro leal a D. Antônio de Mariz ( pai de Cecília), que nutrem um amor pela jovem.

O ex-frei Loredano, é um homem ambicioso, sem nenhum caráter, que está disposto a cometer as atitudes mais baixas em prol de sua satisfação pessoal. Isso fica claro em todo o livro. Ele tem um desejo carnal por Cecília, que pretende satisfazer através do rapto da moça e do assassinato de seus pais.

A trama toda se complica ainda mais quando D. Diogo ( irmão de Ceci), mata por acidente uma índia  aimoré, fazendo com que a tribo se levante em vingança contra os brancos.

635410407648661490_105294552625178572758901174095925n

Todo o desenrolar da trama, leva Peri a se sacrificar novamente por  sua Ceci, a quem salva mais uma vez arrancando uma palmeira com as próprias mãos, para que essa sirva de canoa, durante uma enchente, nos fazendo acreditar que a lenda de Tamandaré se repetiu com ele e Cecília.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s