Resenha: O Mundo de Vinícius- Adenildo Lima

 

img_3048Ficha Técnica:

Título: O Mundo de Vinícius

Autor: Adenildo Lima

 

Editora: Da Gente

Gênero: Poesia

ISBN: 978-85-67186-01-6

Edição:

Páginas: 132

Ano: 2015

Foto: @citalivros

Sinopse:

O livro “O mundo de Vinícius” é um canto à humanidade. Imaginem: uma criança descobre que a água doce em breve pode acabar, e que diversas espécies de seres vivos estão sendo ameaçadas de extinção. O poeta Adenildo Lima, em um poema narrativo composto por 1600 versos – ou um romance em versos – como alguns preferem chamá-lo, conta a história de Vinícius, uma criança que acredita e sabe que o futuro da humanidade e a existência da vida aqui na Terra dependem de cada um. Este livro torna-se leitura necessária para todos nós, como um meio de conscientização para preservar o meio ambiente, tornando-o um lugar sustentável para todos os seres vivos. A escolha é nossa, a responsabilidade é universal…

Resenha:

O Mundo de Vinícius é um livro encantador, que trata do tema da proteção ambiental de uma forma leve, de fácil compreensão, mesmo para crianças de pouca idade.

O autor nos apresenta a história na forma de versos, e pelo que eu pude entender, esse livro surgiu como um complemento natural de outra história contado pelo autor em ” O copo é a água”, um livro voltado para o público infantil, que traz pela primeira vez o protagonista Vinícius. Tenho que ressaltar, que me encantei perdidamente pela escrita desse autor, assim como pelo traço dos desenhos tão bem elaborados e ilustrativos.

Porém, foi em O Mundo de Vinícius, que pude realmente conhecer a forma de escrita do Adenildo. Aqui o autor espoe a sua preocupação com o meio ambiente de uma forma que se torna quase que palpável ao leitor. Sendo portanto impossível sair dessa leitura de forma indiferente.

Os versos são bem estruturados, a leitura é fluida, porém densa em informações. Me peguei por vezes pensando como esse cenário nos é real, mais mesmo assim passamos por ele com indiferença, não nos importando com a degradação ambiental que cometemos diariamente, seja ao praticar supostamente pequenas ações, como jogar lixo na rua, ou ao não nos manifestar em defesa desse planeta lindo que habitamos.

Fica claro para o leitor, que somos apenas convidados nesse mundo, tendo portanto algumas obrigações para com o local em que habitamos e do qual tiramos o nosso sustento, sendo a sua preservação o ponto principal.

Adenildo, eu só tenho a agradecer pela oportunidade de ter entrado em contato com a sua obra, e espero ansiosa pelos próximos livros. Desejo a você sucesso nessa jornada, que por vezes se apresenta de forma árida ,porem a recompensa será maravilhosa.

Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s